A criação de um plano, por parte da administração de uma empresa, que busca se manter por um período extenso é denominado planejamento estratégico.
Dessa forma, o conceito é estabelecido pelos gestores que fazem o uso de diferentes instrumentos, que visam planejar os processos que a organização irá passar. Além disso, a filosofia que o órgão prega também faz parte desse planejamento.
Geralmente, é no bem nos primórdios de abertura da empresa que o planejamento estratégico é elaborado. A partir dele, os planos que traçam as rotinas de funcionamento da companhia são estipulados.
Plano estratégico: o que é?
É através do plano estratégico que a equipe da empresa vai conseguir manter um acompanhamento das estratégias criadas pelo órgão.
O plano é criado em conjunto com as metas e objetivos da organização. Além disso, é por meio dele que é realizado a divulgação das atividades que a empresa pretende realizar para que o que foi planejado seja atingido.
Planejamento estratégico: como fazer
Não há apenas uma fórmula exata para que as empresas possam elaborar seu planejamento estratégico. No entanto, a maioria delas seguem um padrão específico.
Veja abaixo:
- Preparar a equipe responsável pela administração e elaboração das estratégias;
- Definir a Missão, a Visão e os Valores do negócio;
- Buscar as fraquezas e forças internas, por meio de uma avaliação do ambiente da empresa. Além de averiguar quais são as oportunidades e também as ameaças externas, através da análise SWOT;
- Definir quais são os objetivos e metas que a organização deseja alcançar a médio prazo;
- Registrar qual é o plano estratégico que deve ser implementado no dia a dia da empresa;
- Avaliar regularmente se os processos estão caminhando da forma como foi planejado.
Portanto, indo do geral para o específico, pode-se dizer que o planejamento estratégico se inicia questionando qual é o sentido de existência da empresa. Além de avaliar a situação em que ela se encontra.
Em seguida, o plano precisa definir os objetivos estratégicos e as formas de alcança-los. Portanto, a finalidade do planejamento estratégico é preparar o negócio para todas as possibilidades ao longo do processo, de acordo com a programação pré-estabelecida.
Planejamento estratégico: exemplos
Para que o planejamento estratégico seja elaborado é preciso que os pontos fortes e fracos da empresa sejam analisados. O órgão precisa ser analisado a partir do estado atual em que se encontra.
Assim sendo, é possível planejar quais são as alterações que devem ser feitas para que as metas da empresa sejam atingidas. Desse modo, o planejamento estratégico vai definir quais são esses objetivos durante a existência da organização.
Portanto, depois de analisar como está a situação da empresa, dá para tirar algumas conclusões, através da análise SWOT. Assim, ela vai chegar a alguns resultados, tais como:
- Forças: (Grupo comprometido e uma boa visibilidade no mercado.);
- Fraquezas: (Recursos ilimitado);
- Ameaças: (Produtos substitutos.);
- Oportunidades: (Novos jeitos de fazer marketing.).
A partir desses pontos é possível estabelecer objetivos tendo como alicerce a análise ambiental. Por exemplo, “Em 10 anos tornar a visibilidade da empresa ainda maior”.
Dessa forma, a equipes vai começar o planejamento das estratégias para que as metas possam ser atingidas, depois que os objetivos já foram devidamente estipulados.
Quando o planejamento estratégico é concluído, o plano de ação deve ser desenvolvido. Assim sendo, as próximas etapas são organizadas e demonstradas à equipes do órgão, de maneira descomplicada.