Quando uma empresa contrata o serviço de outra companhia para realizar determinado trabalho, essa prestação de serviço é denominada outsourcing.
Os custos são os principais motivadores da terceirização de serviços. Por isso, pensando de forma estratégica, é mais válido para uma empresa contratar outro órgão que seja especializado naquele trabalho.
Geralmente, o outsourcing acontece em setores da empresa que não são o centro de desenvolvimento de seu negócio. Assim sendo, o método auxilia na manutenção desse negócio e ainda poupa investimento por parte do órgão contratante.
Gastos em especialização, contratação de funcionários, equipamentos e uma série de outros, são evitados com a terceirização de serviços.
No entanto, erros que podem ser cometidos no outsourcing, fazem com que a imagem e a confiança dos clientes com a empresa fiquem abaladas. Isso se dá, principalmente, quando algum consumidor adquire alguma marca sem saber que ela foi terceirizada.
Em consequência disso, há algumas áreas dentro de uma companhia que não devem ser terceirizadas. Dessa forma, mesmo que aquele outsourcing possa trazer rentabilidade no início, caso aquele trabalho seja especialidade da empresa, a terceirização pode ser um totalmente falha.
Outsourcing de Impressão
O outsourcing de impressão é quando uma empresa faz a contratação de outra companhia para que esta faça o seu gerenciamento das soluções de impressão.
Esse é um dos modelos mais comuns de terceirização. Nesse caso, a empresa contratada dispõem as impressoras, em um formato de aluguel.
Além disso, ela fica responsável pela manutenção do equipamento, contabilização dos documentos impressos, e quaisquer outros serviços que sejam ligados a esta função.
Entretanto,o baixo custo de investimento é um dos principiais aspectos positivos do outsourcing de impressão. Portanto, é mais barato para um empresa contratar outra e pagá-la por mês, do que ter que adquirir todo o maquinário para a execução daquele trabalho.
Em setores tecnológicos, por exemplo, os custos das máquinas podem ter valores altos que acabam não compensando para empresa. Além do custo do próprio equipamento, há ainda o número de material impresso diariamente pelo órgão. Ao final do mês essas despesas acabam não sendo rentáveis.