O Network Marketing (NWM), que ao trazido significa Marketing de Rede, diz respeito à estratégia utilizada para que os produtos sejam vendidos diretamente para os clientes diretos.
O conceito é utilizado como venda direta e para que os planejamentos da empresa dêem certo, o órgão precisa de uma rede de distribuidoras para que consiga se desenvolver e tornar o clientes fieis aos seus produtos ou serviços.
O formato do negócio é procurado, principalmente, por pessoas que buscam horários flexíveis e um método de trabalho mais independente.
Network Marketing: como funciona
O primeiro passo no Marketing de Rede é a formação da cadeia de distribuição e clientes. Por isso, na parte inicial do processo, o vendedor precisa fazer investimentos nesses dois aspectos.
Dessa forma, cabe a esses vendedores criar e também fidelizar a clientela para a organização. Eles se tornam uma espécie de agente independentes, os quais ficam incumbidos com essa missão.
Assim sendo, quando as redes de vendedores conseguem se consolidar é formado, então, o “esquema de pirâmides”. Isso significa que há níveis em que eles atuam, de acordo com as redes de cliente e distribuição.
Um dos maiores exemplos desse formato de negócio são as empresas americana de cosméticos Mary Kay e Avon. Os dois órgãos são uns dos mais conceituados do ramo, e se utilizam dessa técnica para expandir suas vendas.
Portanto, por meio do Marketing de Rede é possível obter negócios produtivos. Um dos pontos de maior vantagem é quando a venda é realizada diretamente ao cliente. Principalmente àqueles que estão mais próximos de quem vende o produto.
Um órgão que opta por esse método precisa trabalhar a sua imagem para que consiga fidelizar os consumidores. Assim, a empresa repassa os produtos ao vendedores com preços tabelados e os lucros são distribuídos de acordo com as vendas de cada um.