Quando o cliente de uma empresa consome o produto do lugar levando em conta os impactos sócio-ambientais daquela ação, o ato é denominado consumo consciente.
O consumidor que tem esse perfil pratica no dia-a-dia atos simples como evitar o desperdício de água, por exemplo. Assim sedo, ele leva prega essa característica para realizar suas comprar.
Dessa forma, este cliente busca empresas e marcas responsáveis e que buscam diminuir os impactos negativos do consumo. Esta iniciativa, geralmente, é individual, por isso, são os hábitos das próprias pessoas que precisam ser mudados.
Portanto, o consumidor consciente tem que se informar para que possa procurar os melhores lugares que possuem um envolvimento ambiental e social de consumo. Por exemplo, cabe ao cliente verificar se a empresa na qual ele compra roupa tem todos os seus funcionários cadastrados de forma devida e se o órgão não utiliza da mão de obra escrava.
Ao contrário do que muitos acreditam, o consumo consciente não influencia negativamente no mercado. Na verdade, o próprio mundo mercadológico já está dando uma maior atenção à forma de sustentabilidade econômica.
Consumo consciente da água
Um dos aspectos que mais causam impacto no meio ambiente é o desperdício de água. Por isso, há algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar este fator.
Assim sendo, as empresas podem instalar válvulas que despejam menos água no banheiro. Além de usar torneiras automáticas nas pias. Essas atitudes sustentáveis devem partir tanto dos órgãos, quanto dos consumidores.
Consumo consciente de energia
Há fontes de energia renováveis e não renováveis. Assim sendo, uma empresa pode, por exemplo, incentivar o uso das renováveis, instalando painéis solares no local de trabalho.
Além disso, sistemas automáticos que desligam em determinada hora do dia é uma boa saída. Por fim, a conscientização dos funcionários é fundamental para que eles usem a energia sem desperdício, tanto no ambiente de trabalho, quanto fora.
Consumo consciente de alimentos
Para que a compra de alimentos seja feita de maneira consciente é preciso, antes de tudo, conhecer a marca daquele produto. Depois, é preciso planejar tudo aquilo que será comprado para que o desperdício seja evitado.
Ademais, outro aspecto importante é a verificação da data de validade do item. Em alguns casos, comprar fardos de alimentos pode trazer desvantagem econômica, se eles estiverem próximos de vencer.
Consumo consciente da moda
A compra de produtos da indústria da moda muitas vezes entra em debate pelo consumo excessivo de produtos desse segmento.
No entanto, além do fator exagero, outro ponto que deve ser analisado com cautela pelos clientes é se as empresas do ramo não fazem o uso de trabalho escravo. Muitas marcas da indústria da moda já tiveram seus nomes envolvidos com esse método ilegal de trabalho.
Portanto, um método que pode ser utilizado com o intuito de promover o consumo consciente nesses órgãos é procurar fornecedores de uniformes locais, por exemplo.
Além disso, é importante que o empresário se informe sobre a cadeia de suprimentos daquele fornecedor para certificar que não terá nenhum ponto no processo que irá manchar a imagem da companhia.
Consumo consciente e consumo sustentável: diferença
Os dois conceitos possuem definições semelhantes, no entanto se diferenciam na dimensão da ação que cada um tem. Consumo sustentável é mais amplo, mas ao mesmo tempo possui características inseridas no consumo consciente.
Portanto, o consumo sustentável tem a ver com pontos mais básicos, tal como o controle do consumo de água e energia dentro de casa e também a decisão do consumidor de obter um produto que seja de empresas responsáveis socioambientais.
Dessa forma, o objetivo do conceito é indicar um caminho sustentável que seja capaz de relacionar o consumo à necessidade. A finalidade é fazer a pessoa viver sem excessos, o que faz com que o meio ambiente não seja tão atingido pelas ações humanas.