Nos dias de hoje, nota-se uma crescente preocupação com o meio ambiente. Problemas como aquecimento global, queimadas, poluição e desastres naturais afetam diretamente a natureza e a vida humana. Sendo assim, é necessário preservar o meio ambiente, visando não apenas a solução desses problemas no presente, mas também para as gerações futuras.
Um dos profissionais que pode auxiliar nesse processo é o biólogo, implantando medidas e ações que diminuam os impactos da ação humana sobre a natureza e que auxiliam na restauração ambiental.
O biólogo é o profissional que analisa as relações entre os seres vivos e o ambiente em que eles vivem. Além disso, ele estuda e desenvolve projetos voltados para a preservação e proteção do meio ambiente.
Entretanto, a atuação do biólogo não se restringe apenas a área ambiental. Ele também pode trabalhar na área da saúde, fazendo análises laboratoriais, análises genéticas, pesquisas científicas, controle de qualidade dos alimentos e da água, entre outras funções.
Formação
Para se tornar um biólogo, é necessário fazer uma graduação em Biologia / Ciências Biológicas. O curso pode ser encontrado nas habilitações bacharelado (com foco no mercado de trabalho) e licenciatura (voltado para a formação de professores), e dura em média 4 anos.
A grade curricular desses cursos inclui disciplinas como:
- Física
- Química
- Geografia
- Fisiologia
- Biologia Celular
- Biologia dos Microrganismos
- Embriologia
- Botânica Estrutural
- Ecologia
- Genética Evolutiva
- Fisiologia Humana
- Fisiologia Vegetal
- Ecossistemas Aquáticos e Terrestres
- Educação Ambiental
- Políticas, Legislação e Gestão Ambiental
- Reprodução Assistida
O estudante deverá passar pelo estágio obrigatório e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o diploma. Depois disso, é necessário fazer o registro profissional no Conselho Regional de Biologia (CRBio) de seu estado para iniciar a carreira.
Atuação
O biólogo poderá atuar em diversas áreas, como:
- Arborização urbana
- Bancos de sangue
- Bioinformática (aplicação de técnicas da informática para analisar informações na área da Biologia)
- Biologia Forense (aplicação de conhecimentos da biologia para resolver crimes)
- Biorremediação (uso de plantas ou microrganismos para a descontaminação ou limpeza de áreas atingidas por substâncias poluentes)
- Biossegurança
- Citopatologia (estudo de patologias por meio da observação das células)
- Controle de vetores e pragas
- Diagnóstico, controle e monitoramento ambiental
- Ecodesign (desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental)
- Ecotoxicologia (estudo dos efeitos de substâncias tóxicas no meio ambiente)
- Ecoturismo (atividades turísticas que envolvem o patrimônio natural)
- Engenharia genética
- Gestão ambiental
- Licenciamento ambiental
- Microbiologia ambiental
- Paisagismo e jardinagem
- Recuperação e reflorestamento de ambientes degradados
- Reprodução humana assistida
- Saneamento ambiental
- Tecnologia ambiental
- Vigilância Sanitária
O profissional poderá trabalhar em zoológicos, parques florestais, institutos de pesquisa, museus voltados para a área biológica, indústrias farmacêuticas, laboratórios de análises clínicas e assessoria ambiental para empresas. Na educação, o biólogo poderá dar aulas de Biologia em instituições de ensino públicas ou privadas.
Quanto ganha um biólogo?
De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média salarial para um biólogo é de R$ 2.604,71, mas os ganhos podem passar de R$ 8,5 mil considerando o porte da empresa em que ele atua e sua experiência profissional.
Leia também: O que faz um gestor ambiental?