No post anterior referente à Redação para Concursos Públicos, demos dicas relacionadas à linguagem e aparência de texto. Hoje, abordaremos a estrutura de dois tipos de redação bastante cobrados nos concursos: a dissertação e o ofício.
- Dissertação:
O básico da dissertação é aquele aprendido ainda na escola – introdução, desenvolvimento e conclusão.
– Introdução:
Em um primeiro momento, o candidato deverá defender a tese de sua dissertação, demonstrando para o examinador ter entendido o tema proposto em uma linha (seja repetindo aspectos gerais, seja afirmando algo relacionado). Posteriormente, indicará em, no máximo três linhas, o que será abordado no desenvolvimento. A introdução deverá ter, no máximo, cinco linhas e não ultrapassar o tamanho dos parágrafos do desenvolvimento.
– Desenvolvimento:
O ideal é que o texto tenha de dois a três parágrafos destinados ao desenvolvimento de sua dissertação. Em cada um, será abordado um tópico mencionado na descrição, tendo em mente tentar não ultrapassar sete linhas. Cumpra o que foi prometido na introdução, sem exageros e tentando, também, manter a igualdade de tamanho entre os parágrafos.
– Conclusão:
Como a introdução, não deve ultrapassar cinco linhas, nem ser maior que os parágrafos do desenvolvimento. Aqui, o candidato precisa reafirmar a defesa de sua tese, relembrando o que foi abordado ao longo dos parágrafos anteriores.
- Ofício:
Esse tipo de texto segue o Manual de Redação
da Presidência da República. Por serem documentos oficiais, devem apresentar uniformidade e obedecer à diagramação padrão. Além de clareza, objetividade e boa gramática, a estrutura a ser seguida é a seguinte:
- a) Tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede:
Ex.: Ofício nº 524/1991/SG-PR
- b) Local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita:
Ex.: Brasília, 27 de maio de 1991.
- c) Assunto: Resumo do assunto.
Ex.: Assunto: Demarcação de Terras Indígenas.
- d) Vocativo, termo usado para invocar, seguido de vírgula e não de dois pontos. O trato de Senhor e o cargo é obrigatório.
Ex.: Senhor Deputado,
- e) Texto, apresentação do assunto, deve-se evitar o uso das expressões: “Tenho a honra de…”, “Tenho o prazer de…”, “Cumpre-me informar que…”. Empregue a forma direta: “Encaminho a Vossa Excelência…”
Se o texto contiver mais de um assunto sobre o contexto, devem ser tratados em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;
- f) Fecho, conforme a autoridade, respeitosamente ou atenciosamente, seguidos de vírgula;
- g) Assinatura do autor da comunicação;
- h) Identificação do signatário;
- i) Destinatário: se possível o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação, além de seu endereço. É comum registrar após a numeração do ofício, local e data.
Ex.:
A Sua Excelência o Senhor
Deputado (Nome)
Câmara dos Deputados
70160-900 – Brasília – DF
Lembre-se: além do conhecimento quanto à estrutura, aprimore sua escrita e treine bastante!