Concurso CGE AL – 2018: Edital confirmado para este ano

Certame deverá trazer 40 vagas na carreira de analista de controle interno, exigindo formação de nível superior com iniciais a partir de R$ 5,1 mil.



Novo concurso confirmado para 2018 em Alagoas! A Controladoria Geral do Estado (CGE AL) deve ter edital publicado em breve. A expectativa é de que o certame traga 40 vagas na carreira de Analista de Controle Interno.

Concurso CGE AL 2018 havia sido anunciado em setembro de 2017 e foi confirmado em janeiro pelo governador do estado, Renan Filho, em suas redes sociais. Os preparativos seriam adiantados após o Carnaval.

O andamento do certame depende, apenas, da aprovação da tabela de cargos e remunerações, o que deve ser feito pela Assembleia Legislativa. Em 09 de janeiro de 2018, foi promulgada a Lei 7972/2018, cujo texto instituiu a carreira de Analista de Controle Interno na CGE AL.

Ao todo, foram criadas 40 vagas no cargo que exige formação de nível superior. De acordo com a Lei, os servidores deste cargo devem ingressar por meio de concurso público e, após aprovados, ser matriculados em curso de formação de, no mínimo, 80h. O curso é ministrado na Escola de Governo de Alagoas.

Este será o primeiro concurso realizado pelo órgão após deixar a nomenclatura de Auditoria-Geral para Controladoria-Geral do Estado. Com isso, passará a ter quadro formado por efetivos, não apenas por comissionados.

O que esperar do Concurso CGE AL 2018?

O Concurso CGE AL 2018 foi confirmado pelo governador do estado, Renan Filho, em janeiro deste ano. O anúncio foi corroborado pelo secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Segplag), Fabrício Marques.

O certame deverá trazer 40 vagas na carreira de Analista de Controle Interno. As oportunidades podem ser distribuídas entre as especialidades de Direito (10), Ciências Contábeis (10), Engenharia Civil (quatro), Ciências da Computação (quatro) e demais graduações (13).

Os futuros auditores serão selecionados por meio de provas intelectuais e análise de títulos, cujas etapas ainda serão definidas. A validade do certame será de dois anos, a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Cargos, salários e atribuições

A carreira de Analista de Controle Interno da CGE AL foi instituída por lei promulgada em janeiro de 2018. O cargo exige formação em nível superior, sendo específico dependendo da especialidade ocupada.

Dentre as atribuições do Analista de Controle Interno da CGE AL, estão:

  • Atividades de controle interno e análise dentro das áreas de contratos, gestão, obras, contas públicas, convênios, correição administrativa, controle financeiro e ouvidoria
  • Promoção do controle social pela transparência da gestão pública
  • Coordenação e Execução de atividades de fiscalização e resultado da ação governamental e gestão dos administradores públicos
  • Coordenação e Fiscalização da aplicação de recursos públicos estaduais e de órgãos públicos, entidades de direito público e privado ou, ainda, pessoas físicas

A remuneração do servidor será fixado em lei própria, seguindo artigo 31 do dispositivo, correspondendo à jornada de 40h semanais. Seus subsídios devem ser revistos anualmente para devidas atualizações.

Seus ocupantes serão contratados por meio de concurso público e, após sua aprovação, serão matriculados em curso de formação. Ao adentrar, cumprirão estágio probatório de três anos a partir da nomeação. Durante esse período, serão avaliados quanto a aptidão para o cargo, disciplina, pontualidade, assiduidade, eficiência, eficácia, dedicação e compromisso.

Progressão de carreira

A carreira de Analista de Controle Interno dá direito a progressão que se dará mediante:

  • Progressão Horizontal: passagem de uma classe para outra, imediatamente, superior, porém, dentro do mesmo nível. Para isso, serão considerados tempo de serviço, desempenho funcional (Avaliação de Desempenho) e aperfeiçoamento técnico (Plano de Qualificação Profissional)
  • Progressão por Nova Habilitação/Titulação: passagem de um nível para outro, dentro da mesma classe, mediante exigência de nova titulação ou habilitação

A composição da carreira de analista se dá na linha horizontal em 07 classes designadas pelas letras A, B, C, D, E, F e G. Na linha vertical, se dá em quatro níveis, identificados pelos algarismos romanos I, II, III e IV.

Para haver a progressão horizontal, devem ser cumpridos os requisitos de interstício mínimo de cinco anos na classe; aproveitamento mínimo de 70% na Avaliação de Desempenho; participação nos cursos integrantes do Plano de Qualificação Profissional, observando a carga horária mínima de 200h a cada interstício.

A fins de obter a progressão vertical, o servidor será avaliado em níveis:

a) Nível I: nível de ingresso;
b) Nível II: o servidor que adquiriu, ou vier a adquirir formação/habilitação ou titulação de Especialização, na área de atuação;
c) Nível III: o servidor que adquiriu ou vier a adquirir formação/habilitação ou titulação de  Mestrado ou 02 (dois) cursos de Especialização, na área de atuação; e
d) Nível IV: o servidor que adquiriu ou vier a adquirir formação/habilitação ou titulação de Doutorado ou 03 (três) cursos de Especialização, na área de atuação.

O servidor ingressará, automaticamente, no Nível I, Classe A, independente de sua titulação, e permanecerá nela por, no mínimo, 60 meses. A progressão horizontal se dará, de forma automática, decorridos cinco anos de contrato.

Provas Concurso CGE AL

Este é o primeiro concurso público realizado pela CGE AL, portanto, não há parâmetros de provas anteriores para efeitos de orientação aos candidatos.

Mas, o candidato pode se basear em concursos similares para coordenar seus estudos. Em 2010, a Controladoria Geral do Estado de Pernambuco (CGE PE) lançou concurso para analista. Os candidatos foram selecionados por meio de provas objetivas e redação, seguidas pelo curso de formação. Nas provas objetivas, foram avaliados:

  • Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Direito Constitucional, Administrativo e Financeiro, História e Geografia do Estado, Ética
  • Conhecimentos Específicos: conteúdos pertinentes a cada área de atuação. Neles, poderão ser cobrados conteúdos de Contabilidade Geral e Pública, Administração Pública e Orçamentária.

Na redação, a exigência poderá ser a elaboração de um texto composto por até 30 linhas, abordando temas atuais relacionados ao controle interno. Por fim, os aprovados serão matriculados no curso de formação, onde obterão conhecimentos técnico-profissionais e  humano-organizacionais para o desempenho de suas funções.

Para efeitos de orientação, segue o link do edital referente ao Concurso CGE PE 2010: goo.gl/FrEjMY

Dicas para passar no Concurso CGE AL

Além de se orientar através dos concursos anteriores de outros órgãos, o candidato deve basear seus estudos seguindo algumas dicas básicas.

1 – Organize um cronograma de estudos

Consulte concursos similares, identifique as disciplinas e organize-as em um cronograma elaborado de acordo com sua rotina. Um concursando que precisa estudar e trabalhar não tem a mesma disponibilidade de tempo para o estudo que aquele que pode ser dedicar o dia todo.

Portanto, separe de 04h a 09h de estudo, de acordo com sua disponibilidade, sem se esquecer dos intervalos para descanso, além de tempo destinado à resolução de exercícios e vídeo aulas.

2 – Tenha material de qualidade

Adote materiais recomendados por concurseiros mais experientes, principalmente, aqueles inseridos na área pretendida. Algumas disciplinas requerem mais do que simples resumos e apostilas, então, invista nos materiais em PDF, livros especializados, bem como vídeo aulas.

3 – Cuide de sua saúde física e mental

Durante seu preparatório, a rotina de estudos é intensa e cansativa, portanto, cuide de sua saúde para não chegar à prova esgotado(a). Respeite o mínimo de 6h diárias de sono, alimente-se bem, pratique atividades físicas e tenha momentos de lazer com a família e amigos.

Isso vai fazer com que chegue na prova com maior controle emocional, evitando que o stress atrapalhe seu rendimento.

Inscrições Concurso CGE AL 2018

Ainda não há data oficializada de abertura do Concurso CGE AL 2018, portanto, o certame segue sem previsão exata para lançamento do edital. Mas, as inscrições devem ser abertas logo após a publicação do mesmo, permanecendo válidas pelo período mínimo de 30 dias.

Levando em consideração que os trâmites para o certame já estão em andamento, espera-se que o edital seja lançado em breve. Sendo assim, o candidato deve ficar atento aos próximos comunicados relacionados ao Concurso CGE AL 2018.




Voltar ao topo

Deixe um comentário