Concurso Ministério do Esporte: Expectativa de nova solicitação para 2019

Confira todas as atualizações sobre o concurso público para o Ministério do Esporte em 2019. Pedido será feito ao Planejamento.



O Ministério do Esporte (ME) tem como principal responsabilidade a Política Nacional do Esporte. Além dela, o Ministério é responsável pelo esporte de alto rendimento, pela inclusão social por meio do esporte e pela garantia do acesso gratuito à prática esportiva

Assim como outros Ministérios, há previsões de vagas para o ME em 2018. Por conta do longo tempo desde a realização do último certame, vários concurseiros interessados nessas vagas já estão se preparando.

Se você também pretende começar a estudar para o concurso do Ministério do Esporte, pode conferir abaixo todas as informações que já são conhecidas sobre as próximas vagas. Com a leitura dos tópicos também é possível ter noção dos parâmetros de realização da última avaliação. A partir daí, as informações podem servir como um guia na montagem no cronograma de estudos.

Começar a se preparar com antecedência é uma excelente maneira de garantir vantagem em relação aos candidatos que começam a estudar apenas na abertura do edital. Confira!

Concurso ME

O pedido de realização de concurso para o Ministério do Esporte foi protocolado junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) em 27 de abril de 2017.

Para entender o curso do protocolo, o documento tramita nos seguintes departamentos: Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Secretaria de Orçamento Federal (SOF), Secretaria-Executiva (SE), Consultoria Jurídica (Conjur), e por fim vai para o Gabinete do Ministro (GM) para assinatura da Portaria e autorização de publicação.

A última tramitação do protocolo foi em dezembro de 2018, quando o processo foi cancelado, assim como inúmeras solicitações de concursos federais. O pedido de concurso público para o Ministério do Esporte solicitava 143 vagas. Sendo divididas em nível médio (69 vagas) e superior (74 vagas). As oportunidades eram para postos vagos em cargos que já existem.

As vagas de nível médio foram divididas em 68 para Agente Administrativo e uma para Secretário. Já as de nível superior, contemplavam as carreiras de Estatístico, Sociólogo, Assistente Social, Economista, Analista de Sistemas, Arquivista e Assessor Técnico (todas com uma vaga).

Além dessas, haviam vagas de nível superior para Médico (4 vagas), Psicólogo (2 vagas), Contador (2 vagas), Técnico de Nível Superior (43 vagas), Técnico de nível superior especialista em Comunicação Social (3 vagas) e Técnico de Assuntos Educacionais (9 vagas).

Histórico de concursos ME

O último concurso realizado pelo Ministério do Esporte teve o edital aberto em 2008, sob a execução do Cespe/Cebraspe. Foram disponibilizadas 94 oportunidades de nível médio e superior para o quadro efetivo do órgão.

As vagas de superior foram divididas entre as carreiras de Administrador, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro, Estatístico, Médico, Psicólogo, Sociólogo, Técnico de Nível Superior, Técnico em Assuntos Educacionais e Técnico em Comunicação Social.

Os candidatos de nível médio puderam concorrer às vagas de Agente Administrativo.

Sobre os requisitos de escolaridade, os detalhes de cada função foram disponibilizados no edital. Mas de modo geral, é necessário comprovar o grau de instrução apresentando diploma emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Confira o edital clicando aqui.

Para tomar posse nos cargos, é necessário ser brasileiro com idade mínima de 18 anos na data da posse, estar em dias com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino, possuir certificado de quitação eleitoral e comprovar aptidão física e mental compatíveis com o exercício da função.

Observar estes requisitos é fundamental, uma vez que eles são estritamente necessários para posse no cargo. No caso de situações que regularizações são possíveis, vale a pena fazê-las com antecedência.

Carreiras e salários concurso ME

As vagas mais disputadas no último certame foram as de nível médio, no cargo de Agente Administrativo. De acordo com o último edital, são competências desses servidores:

  • realizar atividades, relacionadas com a elaboração de cálculos aritméticos e estatísticos simples, em busca de dados e informações, envolvendo a necessidade de contatos com interessados e público em geral e abrangendo: execução, sob permanente supervisão e orientação direta, administrativa e técnica, de trabalhos de rotina administrativa relacionadas com questões referentes a pessoal, orçamento e material, trabalhos auxiliares de classificação, codificação, catalogação e arquivamento de papéis e documentos e trabalhos auxiliares de atendimento ao público e à clientela interessados em questões ligadas a unidades administrativas.

No último certame as remunerações iniciais oferecidas foram de R$ 2.418,87 para todos os cargos de nível superior. Já o ordenado de nível médio ficou em R$ 1.898,87.

Como estudar para o concurso do ME

De acordo com o último edital, as avaliações teóricas foram divididas em conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. Todos os candidatos responderam provas objetivas contendo 120 questões.Apenas os candidatos de nível superior foram submetidos a avaliação discursiva.

Para a avaliação objetiva, os conteúdos básicos foram divididos em:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo

Sobre os conhecimentos específicos, o edital demonstrou o conteúdo programático detalhado destinado para cada função.

Para quem já está com expectativas em relação ao próximo certame e já está adiantando a rotina de estudos, os conteúdos básicos podem ser o ponto de partida. Mesmo que muito tempo tenha passado desde a última seleção, estes pontos estão presentes em grande parte dos concursos públicos.

Além disso, o detalhamento de conteúdo destinado a cada função pode ser o ponto de partida para os conhecimentos específicos. Uma boa maneira de estabelecer uma rotina é criar cronogramas com resoluções de questões de provas anteriores. Os futuros candidatos também podem lançar mão de simulados como meio de treinar leitura de questões extensas e tempo de prova curto.

Concorrência e inscrições concurso ME

Um dos procedimentos mais importantes para qualquer concurso público é a inscrição. As últimas abertas para o Ministério do Esporte foram há quase 10 anos. Por isso, alguns pontos podem ter sido atualizados.

Para o próximo certame, as inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet, por meio de preenchimento de formulários e pagamento de taxa cujo valor deverá ser especificado no edital.

Assim como nos demais concursos federais, os futuros concorrentes podem esperar uma concorrência bem alta. No último certame foram mais de 129 mil inscritos concorrendo a apenas 94 vagas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário