Por mais que você leia, releia e pratique, a Língua Portuguesa sempre encontra uma brecha para te confundir, não é verdade? Vamos a algumas expressões e palavras usadas em concursos que, às vezes, levam o candidato à cometerem erros bobos e perderem pontos preciosos.
-
Bimensal x Bimestral
Bimensal: publicação, revista ou documento lançado duas vezes por mês
Bimestral: lançamento ou ocorrência com frequência a cada dois meses
-
Aterrisar ou Aterrissar?
NÃO existe a palavra com um R só. O correto para esta palavra é o dígrafo “ss”.
-
Onde x Aonde
Onde: usado quando acompanhado de verbos estáticos, como “onde está meu chapéu?”
Aonde: usado quando acompanhado de verbos que indicam movimento, como “aonde eles vão?”
-
Custas x Custa
A expressão “custas” só é usada no âmbito jurídico. Você já deve ter ouvido falar em “custas” do processo, não é mesmo? Pois bem! Portanto, quando disser que “alguém vive a custa de outrem”, use sempre o singular, ok?
-
Em princípio x A princípio
Em princípio: sinônimo de “em tese”. Ex: em princípio, todos concordaram com ela.
A princípio: o mesmo que “inicialmente, antes de mais nada”. Ex: a princípio, não houve feridos naquele acidente.
-
Pronomes demonstrativos
Este: indica aquilo que está próximo da pessoa que fala (espaço), com o tempo atual (tempo) ou o termo mais próximo (termos).
Ex: Esta é Ana / Esta noite está sendo ótima / André e Arthur não são mais amigos. Este (Arthur) mentiu para todos.
Esse: indica aquilo que está próximo da pessoa com quem se fala (espaço), com o passado próximo (tempo) ou a ideia mais mencionada (termos).
Ex: Essa é a comida de que lhe falei / Fui para a Argentina em 2008. Nesse ano, fiquei noiva / Assista ao filme Meu irmão é filho único. Esse filme é encantador.
Aquele: indica aquilo que está distante das duas pessoas (espaço), passado distante (tempo) ou o termo mais distante (termos).
Ex: Aquele rapaz roubou a loja / A ditadura durou várias décadas. Aquele tempo era muito sombrio / Fiz três cursos: Hotelaria, Letras e Jornalismo. Aquele (Hotelaria) foi o que me empregou primeiro.
-
Preço é caro ou alto? É barato ou baixo?
O preço nunca é caro ou barato. Se precifica algo em alto ou baixo. Agora, o produto, sim, pode ser classificado como barato ou caro. Sendo assim, o valor daquele carro é alto. Ou, ainda, aquele vestido é muito barato.
-
Censo ou senso?
Os dois estão corretos se usado na forma correta (claro). O censo é aquilo que o IBGE faz para mensurar a população e suas características econômicas, etc. Concurso IBGE Censo Agropecuário, lembra? Agora, quando diz que uma pessoa não tem sua própria opinião ou não opina sobre algo, você diz que não tem senso crítico, ok?
-
Comprimento e cumprimento
Aí outro caso em que não vai errar se souber onde usar cada palavra. Quando você vai comprar um tecido, você pede uma peça com dois metros de comprimento. Agora, é falta de educação entrar em um recinto sem cumprimentar as pessoas, não é? Deu para entender a diferença entre as duas?
-
Mal ou mau?
Quando você não está passando bem, você está o que? Passando mal! E quando alguém comete uma crueldade, você o chame de que? De mau caráter! Ou seja: o mal é o contrário de bem, enquanto mau é tudo aquilo que não é bom!
Acompanhe nossas atualizações e confira, em breve, mais dicas de português para concursos! Até lá!