Estornos são parte da gestão de um negócio. É importante entender que tipos de estornos de pagamento acontecem, em que circunstâncias cada uma ocorre e quais são os resultados para os comerciantes.
Um estorno é quando um cliente recebe de volta os fundos de uma transação. Esse processo pode acontecer de três maneiras: disputas com clientes, reversão de autorização e estorno de pagamento. Cada uma dessas reversões ocorre em diferentes etapas do processo de pagamento e por diferentes razões.
O que é estorno e como funciona?
Os portadores de cartões podem registrar uma disputa com seu banco emissor. Isso pode acontecer por vários motivos e situações. Quando um comerciante recebe uma disputa de cliente, ele terá o motivo revelado a ele. O código explica a causa da disputa.
Em outras palavras, o que o titular do cartão está reivindicando. Uma vez que uma disputa seja registrada, o adquirente debitará o valor da transação da conta do comerciante.
Para tentar recuperar os fundos da transação, o comerciante precisará reunir provas convincentes. Reunir as evidências convincentes específicas ajudará a fortalecer a resposta. Se o comerciante provar que a disputa do cliente é inválida, os fundos serão devolvidos ao comerciante. Mas se o comerciante não for capaz de criar uma resposta, não responder a tempo ou se a transação for uma fraude, o cliente reterá o valor da transação.
Esse é o processo de reversão de pagamento mais importante para os comerciantes. Quando um comerciante recebe uma notificação de disputa, ele perde o valor da transação e recebe uma taxa de disputa. Se o comerciante optar por responder a disputa, isso pode levar tempo e recursos. É importante que os comerciantes tomem as medidas necessárias para evitar disputas.
Autorização de Estorno
Quando um cliente faz uma compra digitando o número do cartão online ou em um terminal físico, há uma série de partes e ações que ocorrem para aprovar essa transação. Autorização é o primeiro passo neste processo. É a comunicação do emissor através do processador do cartão de crédito dizendo que o cliente possui fundos suficientes em sua conta para cobrir o custo da transação.
Quando um comerciante recebe a confirmação de que o titular do cartão possui fundos suficientes em sua conta, os fundos são retidos. Isso significa que o titular do cartão não pode acessar os fundos. Isso garante que o comerciante será pago.
Mesmo que a quantidade de fundos disponíveis para o cliente tenha diminuído, isso não significa que o dinheiro foi transferido para a conta do comerciante. Os comerciantes podem aproveitar a lacuna entre o momento em que os fundos são mantidos na conta do titular do cartão, mas ainda não transferidos para a conta do comerciante.
Se o produto do pedido do cliente não estiver mais em estoque, o comerciante cancelará o pedido. Várias outras razões também justificariam um estorno. Os comerciantes podem liberar a retenção da conta. Esse é um benefício para os comerciantes porque a transação ou um estorno tradicional nunca foi processado, o que evita taxas.
Estorno de pagamentos
Todos nós passamos por um estorno como titular ou cliente. É quando um cliente tem um problema com o produto que comprou e deseja devolvê-lo ao comerciante em troca de seu dinheiro de volta. Ao contrário das autorizações retidas, a transação foi processada totalmente.
Um estorno é tratado de forma semelhante a uma transação em reversão, na qual o comerciante está enviando fundos para o titular do cartão.
Este processo não é apenas uma transação direta. Para emitir devoluções, os comerciantes geralmente têm uma taxa associada ao processamento do estorno, assim como ocorre com uma transação.