Quando um setor da economia possui um número reduzido de empresas ofertando um produto ou serviço acontece um sistema denominado de oligopólio.
Este conceito é o meio termo entre o monopólio, em que há a existência de apenas uma empresa e a concorrência perfeita, nesta há uma quantidade de empresas “infinita”.
Dessa forma, o oligopólio consegue aumentar os seus preços de mercados, aumentando seus lucros, pelo fato de não estar em um cenário de ampla concorrência.
Mercado oligopolista: características
Há algumas características do mercado oligopolista que são determinantes. Por exemplo:
- É um mercado composto por poucas empresas, geralmente somente duas ou três;
- Ele é estruturado em concorrência imperfeita (entre monopólio e concorrência perfeita);
- Há uma interdependência entre as empresas, as quais dominam o mercado por possuírem uma produção eficiente e custos controlados.
- A procura pelo produto ou serviço tem concentração nas mesmas empresas.
Um dos aspectos que pode ser destacado como uma particularidade do oligopólio é que ele pode existir em um cenário ainda mais competitivo. Além do mais, sua existência também pode ser em cooperações das empresas, até, a formação de um cartel.
Portanto, quem sai ganhando com a concorrência que existe entre os oligopólios são os consumidores. Isso decorre do fato de os preços ficarem reduzidos, ao mesmo tempo em que o produto é ofertado em grandes quantidades. No entanto, é importante destacar que há sempre a alternativa de uma cooperação facilitada entre as empresas em oligopólio.
Monopólio e oligopólio
A forma como os produtos são oferecidos no mercado é definida pela quantidade de empresas que são inseridas nele. A existência de um monopólio quer dizer que há apenas uma empresa que domina aquele cenário em que está inserida. Já o oligopólio apresenta poucas empresas, mas é mais de uma.
Uma outra característica primordial do monopólio é o fato de não haver concorrência no mercado. Dessa forma, um bem essencial é oferecido apenas por um produtor.
Em contrapartida, um oligopólio pode ter a presença de concorrência, contudo, ela acontece de maneira reduzida. Em alguns casos, ela inexiste, já que algumas empresas fazem um acordo de conluio.
Há casos de carteis em que os oligopólios acabam se tornando monopólios. Nesta situação, as empresas oligopolistas ao invés de competirem entre si, fazem um acordo de cooperação.
Oligopólios: tipos e formas
Dependendo de como o produto é oferecido, há duas maneiras de acontecer o oligopólio. São eles: o Oligopólio Puro e o Oligopólio Diferenciado.
- Oligopólio Puro: quando um produto oferecido é homogêneo quer dizer que há a existência de um Oligopólio Puro. É o caso, por exemplo, do alumínio ou do cimento.
- Oligopólio Diferenciado: este é característico de produtos que se podem diferenciar, na qualidade, inclusive. Entre os exemplos é possível citar a indústria automobilística.
Formação de cartel a partir de um oligopólio
Quando as empresas entram em um acordo de cooperação no oligopólio, isso quer dizer que elas estão de conluio.
Assim sendo, por meio desta cooperação, há a possibilidade que cada uma delas exerça preços mais elevados e com um nível de produção reduzida. Logo, formam um cartel entre elas.
Portanto, a formação de cartéis fazem com que consumidores paguem um preço maior por produtos considerados essenciais. Já que o mercado fica com baixa eficiência.
Oligopólio: outras formas
Existem, além dos formatos de cartéis , outras formas que pode acabar resultando em um oligopólio. São elas: truste, holding e conglomerado.
Truste
O truste acontece quando uma empresa em oligopólio perde força e precisa se unir com outra para conseguir se manter. Em alguns casos extremos, elas podem se tornar um monopólio para a economia.
Holding
O que caracteriza o holding é o fato de uma empresa maior controlar outras empresas subsidiárias. Elas oferecem o mesmo produto no mercado e, assim, possuem o objetivo de serem um grupo empresarial de atividades mistas.
Conglomerado (grupo empresarial)
Uma empresa holding forma um grupo empresarial, o qual se expande pelo fato de participar de diferentes mercados. Fator que aumenta o poder de capital do grupo.
Oligopólios no Brasil: exemplos
Há alguns oligopólios bastante conhecidos no Brasil. Um exemplo é o caso das companhias áreas TAM, Gol e Azul, estas empresas dominam a oferta de voos comerciais.
Outros casos de oligopólios também estão presentes na indústria de gases industriais, elas é denominada pela White Martins, Oximil e Air Liquide.
Além do mais, vale destacar que, tanto o Brasil, quanto o mundo, a Coca-Cola e a Pepsi dominam o mercado de refrigerantes.