A comunicação é o processo que envolve troca de informações entre interlocutores usando signos e regras semióticas para se completar. A ação básica de transmitir e receber outra mensagem de volta configura um processo social primário possibilitado pela linguagem.
Por meio da linguagem, é possível interagir com outros indivíduos, bem como alterar o discurso conforme o contexto. Observe que, ao longo do dia, é possível que estejamos envolvidos em diferentes tipos de situações, cada uma exigindo um comportamento linguístico adequado.
O resultado é o surgimento dos tipos e gêneros textuais. São situações nas quais o falante ou escritor baseia a construção de determinado discurso visando atender, de forma efetiva, o contexto no qual está inserido. Vejamos, a seguir, o que são tipos e gêneros textuais, suas diferenças e relações, além de como isso pode cair na sua prova.
Diferença entre gêneros e tipos textuais
Os tipos textuais configuram-se como modelos fixos e abrangentes que objetivam a distinção e definição da estrutura, bem como aspectos linguísticos de narração, dissertação, descrição e explicação. Os tipos textuais apresentam estrutura definida e número limitado de possibilidades, de cinco a nove tipos.
Os gêneros textuais, por sua vez, apresentam maior diversidade e exercem funções sociais específicas. Ademais, são passíveis de modificações ao longo do tempo, mesmo que preservando características preponderantes. Quer um exemplo prático? A carta! Até pouco tempo, era um dos principais meios de comunicação escrita à distância.
Mas, com o advento da tecnologia, acabou perdendo espaço para o e-mail. No entanto, certos elementos linguísticos foram preservados, como remetente, destinatário, saudações e cumprimentos finais. É interessante pontuar que os aspectos gerais dos tipos são concretizados em situações de comunicação dos gêneros textuais.
O que são os tipos textuais
Os tipos textuais, ou tipologias textuais, são a forma sob a qual o texto se apresenta determinando a estrutura padrão que rege como cada um será construído. A tipologia textual é classificada de acordo com objetivo, estrutura e finalidade do texto.
Podemos classificar os tipos textuais nas seguintes categorias:
- texto explicativo prescritivo: instrui o receptor com relação a determinado procedimento sem permitir, assim, sua liberdade de ação.
- texto explicativo injuntivo: também conhecido como texto instrucional, busca orientar o receptor com o uso de verbos no imperativo no sentido de persuadi-lo.
- texto dissertativo argumentativo: exposição de tema ou assunto com o uso de argumentos defendendo então um determinado ponto de vista.
- texto dissertativo expositivo: exposição de uma ideia usando conceitos, comparações, definições, descrições e informações.
- texto descritivo: relato e exposição de acontecimento, lugar ou pessoa sendo, assim, rico em adjetivos que possam transmitir imagens.
- texto narrativo: apresentações ações em determinado tempo e espaço. Sua estrutura é composta por apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
O que são os gêneros literários?
Os gêneros literários compõem a classificação que abrange somente os textos literários. AO agrupamento é feito de acordo com a forma, características formais comuns nas obras literárias, critérios estruturais, semânticos e contextuais. Sendo assim, podemos encontrar gêneros literários dramático, lírico, épico, narrativo, entre outros.
O que são os gêneros textuais?
Os gêneros textuais são estruturas que se posicionam em funções sociais específicas e, por isso, ocorrem vieram da necessidade de interação e comunicação do ser humano, além das variações apresentadas pelos diferentes contextos de discurso. O uso dos gêneros é ativado sempre que um falante é inserido em algum tipo de situação comunicativa.
E como isso acontece? Um determinado gênero textual, mesmo que de forma inconsciente, é selecionado pelo falante de forma a atender às necessidades daquela situação. A intenção é transmitir a mensagem ao interlocutor de forma efetiva, o que acontece desde as mensagens de WhatsApp até ofícios organizacionais.
Tal variabilidade, de certa forma, impede a enumeração fixa dos tipos de gênero textual. No entanto, certas peculiaridades comuns facilitam seu agrupamento, como a característica inerente de tipos estáveis de enunciados, estruturas e conteúdos temáticos que facilitam sua definição.
Podemos citar alguns gêneros textuais e, inclusive, separá-los dentro de determinadas categorias de tipos textuais:
Gêneros textuais em textos narrativos:
- Conto
- Biografia
- Fábula
- Romance
- Lenda
- Novela
- Carta
Gêneros textuais em textos expositivos:
- Resumo
- Resenha
- Reportagem
- Notícia
- Monografia
- Verbete de dicionário
- Cardápio
Gêneros textuais em textos descritivos:
- Diário
- Relato de viagem
Gêneros textuais em textos injuntivos:
- Receita
- Manual de instruções
- Regras de jogo
- Bula
- Lista de compras
Gêneros textuais em textos argumentativos:
- Artigo de opinião
- Crônica
- Editorial
- Carta (se endereçada à sociedade, como uma carta aberta)
Gêneros textuais em textos prescritivos:
- Ofício
- Regulamento
Como cai na prova
Prova: Analista Legislativo – Taquigrafia
Órgão: AL-RO
Banca: FGV
Ano: 2018
Um livro didático, mostrando diferentes objetivos dos vários modos de organização discursiva, indicava:
(texto 1) identificar, localizar e qualificar
(texto 2) relatar
(texto 3) discutir, informar
Considerando as informações dadas, os textos referidos são, respectivamente:
- descritivo – narrativo – argumentativo.
- narrativo – descritivo – dissertativo.
- descritivo – narrativo – dissertativo.
- dissertativo – narrativo – descritivo.
- dissertativo – descritivo – narrativo.