A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ) é alvo de muitos cidadãos brasileiros que desejam ingressar em carreiras policiais. Além da boa remuneração, benefícios e estabilidade da carreira pública, outro atrativo são as inúmeras possibilidades de ingresso, já que o órgão conta com vários cargos.
Para ser admitido, antes de tudo, é necessário ser aprovado em um concurso público. Neles, para concorrentes que possuem graduação de nível superior em Direito, são abertas vagas para delegado.
Porém, oportunidades como as de escrivão, papiloscopista e investigador, por exemplo, determinam formação superior em qualquer área de atuação. Há, ainda, carreiras para quem possui ensino médio e ensino fundamental.
Além dos requisitos de escolaridade, os candidatos precisam ficar atentos a uma série de critérios para investidura nas vagas, entre eles, a idade máxima para o concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ).
Os últimos editais não estabeleceram idade máxima para admissão nas carreiras, ao contrário, o que eles trouxeram foi a idade mínima que os servidores devem ter. Segundo o regulamento, para entrar na PC RJ é necessário ter pelo menos 18 anos completos.
Entretanto, ainda que o edital não determine a idade máxima, é necessário ficar atento a idade para a aposentadoria compulsória de policiais civis. De acordo com a Lei Complementar Nº 144, de 15 de maio de 2014, servidores da Polícia Civil se aposentam compulsoriamente aos 65 anos.