A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC RS) é uma das instituições gaúchas que frequentemente publicam editais de concurso público para admissão de servidores em seu quadro efetivo.
Algumas de suas principais carreiras são as de delegado, escrivão, investigador. Em comum, todas exigem formação de nível superior, sendo específico em Direito para delegado e em qualquer área de formação para as demais.
Mas além desse, há um requisito que frequentemente desperta dúvidas nos concurseiros do estado, que é a idade máxima para concurso Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC RS).
Quanto a isso, a resposta pode ser encontrada nos últimos editais lançados pela corporação, que são os documentos que estabelecem todas as regras do certame, bem como para a matrícula dos aprovados no Curso de Formação Profissional.
Segundo os regulamentos mais recentes, publicados em 2017 e 2018, os candidatos devem “contar com, no mínimo, 18 anos de idade até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional”.
Portanto, não há uma idade máxima estabelecida pelas normas. Assim, o que os concorrentes devem levar em consideração é a idade para a aposentadoria compulsória de um policial, que segundo a legislação é de 65 anos.
Além da idade, para cada uma das funções da PC RS há alguns requisitos individuais, portanto, a leitura integral do edital é imprescindível.