Consumidor é aquele que pratica o ato de consumir alguma coisa. Desse modo, consumo é a prática econômica de obter bens ou serviços.
Para que a empresa saiba qual é o seu público-alvo, o marketing precisa estudar o comportamento do consumidor. Assim sendo, por meio de estratégias específicas, a empresa vai saber qual é o perfil de seus clientes.
O ato de consumir é influenciado por fatores diversos culturais. Alguns exemplos, dentre outros fatores, são costumes, rotinas e memórias. Esses aspectos são essenciais para que os órgãos se organizem e estabeleçam um posicionamento em relação ao seu público.
O consumo pode ser dividido em dois formatos: consumo consciente e consumo sustentável.
Consumo Consciente
É aquele praticado por pessoas que relacionam seus hábitos aos fatores sócio-ambientais. Esse tipo de cliente busca fazer compras mais planejadas, por meio de marcas e fornecedores que trabalham com a redução de suprimentos em sua produção e procuram reduzir o impacto social e ambiental de suas atividades.
Consumo Sustentável
O consumo sustentável possui a mesma base do consumo consciente, no entanto é ainda mais expandido. O modelo consiste numa mudança total do modo como o consumidor de comporta.
O formato trabalha com a política de uma compra e geração de resíduos mínima. Por isso, gerencia o uso de recursos naturais, aproveita melhor os bens e dá uma atenção especial às marcas e empresas de que são clientes.
Sociedade de consumo
Atualmente, o termo é utilizado para a prática desacerbada do consumo. O conceito se aplica ao formato acumulador, o qual não aceita produtos ultrapassados e a criação da necessidade sem qualquer valor.
Consumo e consumismo
O consumismo acontece quando o ato de consumir ultrapassa a linha da necessidade. O desejo de sempre obter mais e mais, é manipulado pela publicidade que a todo momento estimula a compra, mesmo que não seja necessária.