Uma empresa precisa se organizar estrategicamente para que seus produtos alcancem os clientes certos. Por isso, o público-alvo, trabalha tendo como base o segmento do órgão com a finalidade de alcançar resultado benéficos.
O objetivo é avaliar para qual grupo de consumidores o produto é destinado. Desse modo, com o intuito de atingir as metas critérios comunicacionais e persuasivos são utilizados.
Portanto, a companhia precisa fazer uma pesquisa mercadológica para chegar ao perfil dessas pessoas. Além de critério como classe social, gênero ou região, outros aspectos precisam ser considerados para que a identificação seja mais precisa.
Esse ponto é importante pelo fato de quanto mais detalhado for o público-alvo, maior será a eficiência do órgão no momento de desenvolver suas estratégias.
Por isso, além dos pontos já colocados, identificar também a faixa etária, a profissão, o estado civil,o estilo de vida, se possui filhos, o comportamento de consumo, dentre outras séries de aspectos, é essencial.
Assim sendo, o público-alvo deve ser determinado no processo de planejamento do produto ou serviço que será lançado. Logo, o marketing voltado para o tema é indispensável. O serviço trabalha a comunicação da maneira correta e evita esforços desncessários.
O marketing estipula estratégias e não tentam atingir todo e qualquer público. Esse método, de “atirar para todos os lados”, não possui efetividade. Portanto, os retornos sobre o investimento (ROI) são mais potencializados quando há uma segmentação de mercado correta.
Público-alvo: como identificar
O empresário pode realizar um questionário para conseguir conhecer melhor o consumidor de determinado produto ou empresa. O ideal é realizar uma pesquisa de mercado, contudo, as questões podem direcionar o gestor.
Exemplos de perguntas que podem ser feitas para determinar o público-alvo são as seguintes:
- Quais são os principais consumidores da marca?
- Quem são os principais consumidores potenciais (grupos que ainda não consomem, mas têm o perfil)?
- Qual é a idade dos consumidores da marca?
- Qual o gênero dos consumidores?
- Há uma classe social definida?
- Qual é o poder de compra desejado?
- Quais os valores sociais, ambientais e culturais desses consumidores?
- Como o consumidor consome as informações?
- O que motiva o consumidor da marca?
- Quais são as necessidades identificadas pelo consumidor da marca?
- Quais são os hábitos de consumo?
- Qual é a frequência e a sazonalidade do consumo?
- Qual a quantidade consumida?
- Quais são os eventos que o levam a consumir?
- Quis os critérios utilizados pelo consumidor para ele consumir os produtos da marca?
- Onde ele consome?
- Qual o gatilho decisor da compra?