Cheque administrativo

Saiba mais sobre as características e o funcionamento do tipo de cheque considerado um dos mais seguros para grandes transações. Neste modelo, ao contrário de outros formatos, o valor já é aprovado pelo banco e, por isso, não há a possibilidade de o cheque não ter fundos



O cheque administrativo já emitido com todos seus valores preenchidos e com os fundos aprovados pelo banco.

Dentre as principais características deste tipo de cheque está a segurança que ele passa aos clientes. Isso se dá pelo fato de os fundos serem assegurados pelas instituições bancárias.

Além disso, o cheque administrativo é uma das melhores opções para quem realiza transações de quantias grandes. Assim sendo, ao invés de trasportar muito dinheiro, o cheque pode ser utilizado.

Cheque administrativo como funciona

Ao contrário dos cheques pré-datados, o cheque administrativo já é passado para o emitente preenchido com os valores da transação.

Quem realiza o preenchimento é o próprio banco e, por isso, o emitente já deve passar o valor à instituição financeira no momento em que pegar o cheque. Caso o seja cliente do banco, a quantia já é debitada automaticamente da conta do emitente.

Portanto, para quem irá receber o valor por meio do cheque administrativo, a transação se torna muito mais segura. Ao contrário de outros formatos de cheque, este modelo não tem a possibilidade de ser sem fundos.

Cheque administrativo características

  • O próprio banco já preenche os valores do cheque administrativo;
  • No momento de pegar o cheque com o banco, o emitente já deve passar os valor à instituição;
  • O cheque administrativo é um dos métodos mais seguros para quem irá recebê-lo. Por isso, é muito utilizado em compras de produtos com alto valor. Tal como a obtenção de um imóvel, por exemplo;
  • O cheque pode ser endossado caso o beneficiário assine no seu verso e escreva, por extenso, o nome de quem será o novo beneficiário. Além disso, para que possa endossar, não pode ser do tipo “não à ordem”;
  • Depois que for repassado ao beneficiário, o cheque administrativo não pode ser cancelado (sustado, na linguagem financeira);
  • Em decorrência de suas facilidade de realizar transferências financeiras, o que administrativo é cada vez mais utilizado;

Cheque administrativo como pedir

O cheque administrativo pode ser solicitado por qualquer pessoa, seja cliente do banco ou não. Contudo, não são todas as instituições financeiras que oferecem o serviço a quem não é cliente.

Além do mais, para pessoas que não possuem ligação com o banco, os juros do cheque administrativo podem ser ainda mais altos. Para quem deseja pedir o cheque, basta ir ao banco e conversa diretamente com o gerente.

Portanto, no ato de emissão, será preciso falar qual é o nome de quem irá receber o cheque. Além do mais, é preciso apresentar também  uma conta corrente para que o emitente possa depositar ou sacar o valor que precisa.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário