Pump and Dump

A fraude é utilizada para que ações possam ser supervalorizadas de maneira falsa. Este fator faz com que investidores as comprem por valores acima do que elas valem mercadologicamente, no entanto, em seguida, elas sofrem um desvalorização repentina



Pum and Dump, ao ser traduzido para o português significa “inflar e largar”. A técnica é fraudulenta e se baseia na sobrevalorização do preço de ações ou outros ativos, através de declarações falsas.

Dessa forma, empresas que a utilizam podem ser punidos judicialmente. O esquema pode ser realizado de diferentes formatos, com o intuito de se propagar.

Pum and Pump: como acontece

O golpe pode ser praticado individualmente ou por grupos. Essas pessoas possuem ações em alguma empresa e passam informações falsas que o negócio irá crescer de maneira intensa.

Desta forma, aqueles que são potenciais investidores acabam sendo enganados e compram as ações com um valor muito acima do que elas realmente valem no mercado.

A fraude pode ser feita por meios de comunicação distintos, seja pela internet ou através de ligações  de operadoras de telemarketing. Assim sendo, um valor falso é espalhado até chegar a quem tem interesse.

  • Pump: é a etapa em que o ativo sofre a supervalorização;
  • Dump: É a fase após o pump, em que o ativo sofre uma desvalorização repentina.

Portanto, acompanhando a lei da oferta e da procura, o dump acontece quando há uma baixa demanda de produtos que tiveram uma oferta alta.

O dump and dump pode ser muito utilizado em ações que envolvam centavos, por exemplo, ou valores muito baixos. As variações, neste caso, são muito comuns.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário