Pum and Dump, ao ser traduzido para o português significa “inflar e largar”. A técnica é fraudulenta e se baseia na sobrevalorização do preço de ações ou outros ativos, através de declarações falsas.
Dessa forma, empresas que a utilizam podem ser punidos judicialmente. O esquema pode ser realizado de diferentes formatos, com o intuito de se propagar.
Pum and Pump: como acontece
O golpe pode ser praticado individualmente ou por grupos. Essas pessoas possuem ações em alguma empresa e passam informações falsas que o negócio irá crescer de maneira intensa.
Desta forma, aqueles que são potenciais investidores acabam sendo enganados e compram as ações com um valor muito acima do que elas realmente valem no mercado.
A fraude pode ser feita por meios de comunicação distintos, seja pela internet ou através de ligações de operadoras de telemarketing. Assim sendo, um valor falso é espalhado até chegar a quem tem interesse.
- Pump: é a etapa em que o ativo sofre a supervalorização;
- Dump: É a fase após o pump, em que o ativo sofre uma desvalorização repentina.
Portanto, acompanhando a lei da oferta e da procura, o dump acontece quando há uma baixa demanda de produtos que tiveram uma oferta alta.
O dump and dump pode ser muito utilizado em ações que envolvam centavos, por exemplo, ou valores muito baixos. As variações, neste caso, são muito comuns.