Há algumas empresas que estão sempre em negociação umas com as outras. O B2B significa Business to Business e se refere a esse tipo de negócio sem o envolvimento direto do consumidor.
As organizações B2B são aquelas que prestam serviços à outras. As terceirizadas são exemplos desse conceito. Assim sendo, quando as B2B mais populares são aquelas que produzem matéria-prima para que outras empresas possam desenvolver seus produtos.
Além disso, elas também podem funcionar como prestadoras de servições que auxiliam em questões operacionais de determinado negócio. Um exemplo é a área de contabilidade.
Ademais, há outro modelo de funcionamento da B2B . Nos ambientes digitais, o termo é utilizado para fazer a diferenciação de ecommerces. O método identifica se as lojas virtuais vendem seus produtos para outras empresas ou para o consumidor final de maneira direta.
B2B e B2C: diferença
O B2C segue a mesma lógica do B2B, mas ao invés de significar Business to Business, quer dizer Business to Consumer.
Esse conceito trata de negócios em que a empresa realiza a venda de produtos ou serviços diretamente para o consumidor final, e não de um órgão para outro, como é caso da B2B .
B2B: Marketing
Pegando como base o fato de que a relação de negócios entre empresas considera o retorno que elas vão ter com a realização daquele negócio, o marketing do B2B tem alguns conceitos diferentes.
Ao contrário da venda para o consumidor final, uma empresa B2B tem foco no Retorno de Investimento (ROI). Portanto, o marketing, nesse caso, é mais racional, objetivando as vantagens competitivas e o preço daquela venda.
A diferença para o marketing quando feito para o consumidor final de forma direta é que esse tipo de venda leva em conta a subjetividade do cliente para assim conquistá-lo na hora da compra.
Outro fato que diferencia os dois modos de marketing é o de que no B2B , tanto a compradora, quanto a vendedora possuem as mesmas condições de negociação.