O Business Model Canvas traduzido para o português significa “Quadro de Modelo de Negócios”. Esse método é utilizado para definir as características que a empresa precisa ter para alcançar valor no mercado com seus produtos ou serviços.
Assim sendo, esse método pode ser conhecido pelo livro “Business Model Generation” e é utilizado para auxiliar o empreendedor a colocar o formato do negócio em uma tela.
O conceito central do Business Model Canvas tem como base criar valores para quem utiliza os produtos ou serviços utilizados pela organização.
Além do mais, a criação de negociações inovadores e a melhoria do estilo de negócios em atividade, que se tornaram obsoletos, também fazem parte dos objetivos do método.
Componentes do modelo Business Model Canvas
A criação ou aprimoramento e um projeto de negócio é o Business Model Canvas, o qual pode ser caracterizado em quadro, que forma a estrutura do órgão.
A partir da elaboração desse quadro, portanto, é possível organizar os principais aspectos do negócios. Por meio dele, é possível responder quatro questões.
São elas que formam os 9 componentes do modelo. “O que?”, “para quem?”, “como?”, “quanto?” Essas questões constituem o questionário inicial, que estabelecem alguns tópicos.
O que?
Proposta de Valor
Os produtos ou serviços que a organização tem o intuito de oferecer no mercado que pretende atuar são definidos a partir dessa questão.
Desse modo, os Business Model Canvas buscam a criação de bens que vão somar valor aos consumidores. Assim sendo, o objetivo é solucionar problemas e satisfazer necessidades a partir da proposta de valor do negócio.
Para Quem?
Segmentos de Clientes
Esse aspecto deve ser trabalhado em conjunto com a Proposta de Valor, para que ligados um ao outro possam definir quais são os grupos de clientes devem ser inseridos no negócio.
Isso quer dizer que é o momento em que a empresa estipula quem o produto ou serviço quer alcançar, analisando seu segmento.
Relacionamento com Clientes
Após definir quais são os clientes e seus segmentos, a empresa, nesse ponto, precisará estabelecer como será a relação com cada um deles. Isso acontece por meio da confiança que se pode passar ao mercado através do negócio.
Canais
Aqui serão definidos quais são os meios para que o produto possa se comunicar e chegar aos consumidores. Isso pode ser feito pelas definições de publicidade, lojas físicas ou mesmo as virtuais.
Como?
Parcerias Principais
Irá selecionar quais são os principais parceiros e também fornecedores que foram escolhidos para auxiliar nessas atividades.
Atividades-chave
Por aqui serão definidas quais são as principais ações que irão colocar o projeto em prática. Sempre considerando a produção e os serviços a serem prestados a cada cliente.
Recursos Principais
Trata-se das classificações dos recursos que vão colocar o negócio em andamento. Nesse caso, pode ser as matérias-primas e também o capital humano que será definido previamente.
Quanto?
Fontes de Receita
Algumas fontes vão aparecer com a análise dos segmentos de clientes que o negócio quer afetar. Assim sendo, ela é representada pelo capital do qual o produto pode arrecadar por oferecer esse bem ao mercado.
Estrutura de Custo
Aqui serão descritas quais são as principais fontes de custos que são gerados. Sempre tendo o objetivo de fazer com que a criação de valor possa favorecer as suas receitas.
Portanto, para que as novas ideias que o grupo possa ter seja exposto de maneira entendível. Por isso, um quadro pode ser modelado em formato grande e de fácil adaptação.
Exemplo de Business Model Canvas
O Nespresso da Nestlé é um exemplo de Business Model Canvas. O item foi criado pela empresa para vender máquinas de café. O objetivo era fazer com que as pessoas tivessem o mesmo estilo dos cafés dos restaurantes, só que em casa.
Essa era a proposta de valor e a partir de um quadro, a organização conseguiu deixar o planejamento simplificado por conseguir detalhar tudo o que deve ser analisado no processo de plano de negócios.