Business Model Canvas

Saiba mais sobre o método usado na criação de negócios e que serve como ferramenta para definir as características de um novo empreendimento



O Business Model Canvas traduzido para o português significa “Quadro de Modelo de Negócios”. Esse método é utilizado para definir as características que a empresa precisa ter para alcançar valor no mercado com seus produtos ou serviços.

Assim sendo, esse método pode ser conhecido pelo livro “Business Model Generation” e é utilizado para auxiliar o empreendedor a colocar o formato do negócio em uma tela.

O conceito central do Business Model Canvas tem como base  criar valores para quem utiliza os produtos ou serviços utilizados pela organização.

Além do mais, a criação de negociações inovadores e a melhoria do estilo de negócios em atividade, que se tornaram obsoletos, também fazem parte dos objetivos do método.

Componentes do modelo Business Model Canvas

A criação ou aprimoramento e um projeto de negócio é o Business Model Canvas, o  qual pode ser caracterizado em quadro, que forma a estrutura do órgão.

A partir da elaboração desse quadro, portanto, é possível organizar os principais aspectos do negócios. Por meio dele, é possível responder quatro questões.

São elas que formam os 9 componentes do modelo. “O que?”, “para quem?”, “como?”, “quanto?” Essas questões constituem o questionário inicial, que estabelecem alguns tópicos.

O que?

Proposta de Valor

Os produtos ou serviços que a organização tem o intuito de oferecer no mercado que pretende atuar são definidos a partir dessa questão.

Desse modo, os Business Model Canvas buscam a criação de bens que vão somar valor aos consumidores. Assim sendo, o objetivo é solucionar problemas e satisfazer necessidades a partir da proposta de valor do negócio.

Para Quem?

Segmentos de Clientes

Esse aspecto deve ser trabalhado em conjunto com a Proposta de Valor, para que ligados um ao outro possam definir quais são os grupos de clientes devem ser inseridos no negócio.

Isso quer dizer que é o momento em que a empresa estipula quem o produto ou serviço quer alcançar, analisando seu segmento.

Relacionamento com Clientes

Após definir quais são os clientes e seus segmentos, a empresa, nesse ponto, precisará estabelecer como será a relação com cada um deles. Isso acontece por meio da confiança que se pode passar ao mercado através do negócio.

Canais

Aqui serão definidos quais são os meios para que o produto possa se comunicar e chegar aos consumidores. Isso pode ser feito pelas definições de publicidade, lojas físicas ou mesmo as virtuais.

Como?

Parcerias Principais

Irá selecionar quais são os principais parceiros e também fornecedores que foram escolhidos para auxiliar nessas atividades.

Atividades-chave

Por aqui serão definidas quais são as principais ações que irão colocar o projeto em prática. Sempre considerando a produção e os serviços a serem prestados a cada cliente.

Recursos Principais

Trata-se das classificações dos recursos que vão colocar o negócio em andamento. Nesse caso, pode ser as matérias-primas e também o capital humano que será definido previamente.

Quanto?

Fontes de Receita

Algumas fontes vão aparecer com a análise dos segmentos de clientes que o negócio quer afetar. Assim sendo, ela é representada pelo capital do qual o produto pode arrecadar por oferecer esse bem ao mercado.

Estrutura de Custo

Aqui serão descritas quais são as principais fontes de custos que são gerados. Sempre tendo o objetivo de fazer com que a criação de valor possa favorecer as suas receitas.

Portanto, para que as novas ideias que o grupo possa ter seja exposto de maneira entendível. Por isso, um quadro pode ser modelado em formato grande e de fácil adaptação.

Exemplo de Business Model Canvas

O Nespresso da Nestlé é um exemplo  de Business Model Canvas. O item foi criado pela empresa para vender máquinas de café. O objetivo era fazer com que as pessoas tivessem o mesmo estilo dos cafés dos restaurantes, só que em casa.

Essa era a proposta de valor e a partir de um quadro, a organização conseguiu deixar o planejamento simplificado por conseguir detalhar tudo o que deve ser analisado no processo de plano de negócios.




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