O empreendedorismo cresce cada vez mais no Brasil e se tornar um empreendedor pode ser mais simples do que parece.
Há alguns negócios que podem iniciados com pouco dinheiro e que tem a possibilidade de render consideravelmente depois de ser colocado em prática.
A acessibilidade nesse tipo de negócio está acontecendo, principalmente, pelo fato do MEI (Microempreendedor Individual) ter possibilitado um incentivo a quem pertence a esse grupo.
Assim sendo, para quem quer iniciar no ramo há alguns passos que devem ser seguidos de forma cautelosa, para que não ocorram prejuízos no futuro.
O início da montagem do negócio
Para dar início a um negócio o primeiro passo é ter um planejamento financeiro que seja acompanhado pelo orçamento daquilo que será investido.
Assim sendo, será possível analisar qual é a estrutura que a empresa terá. Por isso, ainda na fase de planejamento é necessário fazer uma pesquisa de mercado para saber qual o melhor lugar o público-alvo do futuro negócio se encontra.
Ainda nessa etapa, o empreendedor terá que calcular quais serão seus gastos para que o negócio seja iniciado. Além disso, é necessário também saber o qual será o investimento inicial e quais vão ser as despesas fixas nesses princípio.
Todos esses itens devem ser colocados no papel para que o empresário tenha o orçamento bem estipulado. Isso facilitará um começo concreto da empresa.
O próximo passo, após fazer o orçamento é buscar outras alternativas de investimento. Uma delas é buscar crédito através de empréstimos.
No entanto, o empreendedor precisa ter em mente que isso só é possível se o negócio tiver uma boa perspectiva sobre o faturamento que terá no futuro. Assim sendo, será possível cobrir o valor que a empresa pegou emprestado.
Por isso, para que todas as etapas do processo aconteçam sem riscos grandes de erros é recomendável que o empreendedor seja auxiliado por um contabilista. O especialista no assunto ajudará nas questões financeiras e também em outros recursos que forem necessários.
Além disso, é importante que outras partes do processo já comecem a ser pensadas. Tais como o nome da empresa, que precisa carregar um certo ineditismo e não ser igual de outra marca. Ademais, um logotipo que chame a atenção também precisa ser idealizado.
Passo a passo parta registrar uma empresa
Antes de uma empresa ser aberta, ela precisa ser registrada, para que os responsáveis do ramo possam tomar conhecimento da atividade.
Assim sendo, para que o processo seja realizado é necessário que todos os documentos exigidos sejam reunidos. Observe o passo a passo:
1-Registro em Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas
A empresa só poderá sair do papel a partir do momento que for registrada em uma Junta Comercial ou em um Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas do estado.
Além disso, é em um desses locais que a disponibilidade do nome escolhido pelo empreendedor deve ser analisado. Ademais, a documentação precisa ser apresentada no órgão responsável.
O documento de identificação dos sócios ou proprietários e o Contrato Social são itens obrigatórios. As atividades que a empresa pretende realizar são detalhadas no Contrato Social.
Depois que o negócio é registrado o Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE) é gerado e carimbado no documento de aprovação.
2-Inscrição de CNPJ
Após sua geração, o NIRE será utilizado para registrar a empresa como contribuinte. Assim sendo, esse registro deve ser feito na página da Receita Federal e seguir o passo a passo indicado.
3- Pedido de Alvará de Funcionamento e Localização
Todas as empresas, independente do ramo de atuação , precisam do alvará para que o negócio seja autorizado a funcionar.
O pedido do documento deve ser feito na prefeitura da cidade em que a empresa será aberta. Há uma secretaria responsável por apenas por esse procedimento.
Em alguns casos, caso a empresa for trabalhar com prestações de serviços pode ser que seja exigido do órgão um registro municipal. Um exemplo é o Alvará de Proteção e Prevenção contra Incêndios pelo Corpo de Bombeiros.
Veja os documentos que geralmente são exigidos:
- Cópia do CNPJ (pode ser obtido pela internet);
- Formulário próprio da secretaria do seu município;
- Cópia do Contrato Social;
- Outras licenças exigidas.
4-Inscrição Estadual
A inscrição estadual deve ser realizada para estar em dia com o recolhimento de ICMS para o estado.Por isso, é preciso que seja realizado na Secretaria Estadual da Fazenda e em alguns casos pode ser feito ao inscrever-se no CNPJ.
5-Cadastro na Previdência Social
Antes de iniciar a operar as suas atividades, será obrigatório que a empresa realize um cadastro junto a Previdência Social.Mesmo que o negócio não tenha funcionários, essa ação é exigida.
Assim sendo, esse cadastramento pode ocorrer em até 30 dias após o início das atividades. Também será por este método que a empresa vai ter a chance de recolher as obrigações trabalhistas de cada funcionário individualmente.