Como registrar uma marca?

Saiba como é o passo a passo para registrar uma marca e entenda as regras que devem ser seguidas para que a solicitação seja efetuada



Quer registrar uma marca, mas não sabe como fazer isso? Esse registro pode ser realizado por meio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPEI).

Ao tornar uma marca formalizada, é possível conquistar um espaço próprio no mercado e, além disso, é a partir do registro que o plágio pode ser evitado, caso outros empreendedores queiram copiá-la.

Como registrar uma marca

Registro de uma marca: como pesquisar se ela está disponível

Antes de registar uma marca, o empreendedor precisa averiguar se ela já não existe. Isso pode ser feito através do próprio site do INPI. 

Assim sendo, na página de pesquisa de marcas do INPI, é necessário clicar em “continuar” para ter acesso ao local definido com “Marcas”. Desse modo, para que seja ainda mais detalhada, a pesquisa pode ser indicada por “Classificação de Nice-NCL”, que é o segmento que a marca atua.

Portanto, a lista enumerada vai aparecer na parte em azul com a nomenclaturara acima. Além disso, só de escrever o nome da marca e ir em pesquisar, já vão aparecer respostas como o ramo de atuação do órgão e se existe algum processo relacionado àquele nome.

Por isso, é importante que o empresário observe bem o ramo de atuação de acada marca. O mesmo nome de marca pode ser registrado para diferentes empresas, desde que elas tenham segmentos distintos.

Registo de marca: como efetuar no INPI

Com validade apenas no Brasil, uma marca registrada tem durabilidade de 10 anos, mas esses prazo pode ser estendido. Sobre a diagramação, letras ou imagens, ou a mistura dos dois, podem formar um marca.

Quando o empresário registra a sua marca, portanto, uma Guia de Recolhimento da União é gerada.  Veja abaixo o passo a passo do processo de registro:

1-Registre-se no site do INPI

Para que a pessoa consiga fazer o pedido de registro pelo site, ela precisa criar um login e a senha para que seja cadastrado. Toda vez que quiser entrar na página de solicitação, esses dados serão pedidos.

Assim sendo, na página inicial o cadastro pode ser feito clicando em “Emita GRU”. Esse ícone se encontra no canto direito, e depois dele tem a opção “Cadastre-Se aqui”. Desse modo, o nome do titular da marca é utilizado para efetuar o registro, seja como pessoa física ou jurídica.

2- Efetue o pagamento da GRU

Após a criação do cadastro, será necessário voltar á página inicial para realizar o login.  Logo, o site vai direcionar a pessoa para uma página em que ele poderá ter acesso às suas informações.

Nesse local, já é possível fazer a solicitação do do pedido de registro em “Dados do Serviço”. Para isso, no tipo de serviço selecione “Marcas” e como serviço requisitado clique em “Pedido de Registro de Marca”. Como o pedido está sendo realizado online, selecione a opção “Eletrônico” de posicionamento.

Assim, após passar por todas essas etapas é possível baixar o documento da Guia de Recolhimento da União, para efetuar o pagamento. O número que foi gerado pela GRU em “Nosso Número” deve ser utilizado no passo seguinte.

Vale ressaltar que todas as taxas cobradas podem ser consultadas na página inicial do instituto.

3-Requisitar um pedido de registro no e-marcas

Após o pagamento da GRU é necessário usar o número que foi gerado para dar início ao processo. Com o login e a senha, criados anteriormente, a pessoa tem que entrar no portal e-marcas.

Em seguida, o número que foi gerado pela Guia de Recolhimento da União precisa ser preenchido. O próximo passo é clicar em “Avançar”. Esse movimento vai direcionar a pessoa para o formulário.

Nessa parte o solicitante tem que fazer a seleção do ramo de atividades que a marca se associa, além disso, no formulário tem a possibilidade enviar uma imagem JPG, com as características requisitadas. Isso pode ser feito caso a marca seja desse tipo.

Portanto, após seguir todos esses procedimentos, um número é gerado para que a pessoa consiga manter um acompanhamento do processo. O procedimento, até ser concluído, irá passar por diversas fases. Assim sendo, acompanhar diariamente as publicações que sobre a marca na RPI – Revista da Propriedade Industrial é primordial, já que o instituto pode solicitar o envio de outros documentos e esse pedido precisa ser respondido em, no máximo, cinco dias úteis.




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