Controle de Qualidade

O controle de qualidade é uma medida que as organizações adotam visando atingir um aprimoramento e uma padronização dos processos da empresa



O método adotado pelas empresas visando o aprimoramento e a padronização dos processos realizados na organização, para que a qualidade de seus produtos sejam assegurados é denominado controle de qualidade.

Geralmente, nas empresas, a Gestão de Qualidade Total (TQM) é responsável por gerenciar essa qualidade, assim como outros setores podem ficar por conta de cada função em sua categoria.

Controle de Qualidade

Controle de qualidade industrial

Para que uma empresa possa definir e padronizar seus produtos produzidos, elas se utilizam do controle de qualidade. Esse método é muito popular nas organizações industriais.

Assim sendo, a atuação desse setor acontece desde o projeto, a até o produto final. Logo, os gestores os gestores analisam todas as etapas para que o processo de fabricação estejam dentro daquilo que foi planejado.

Portanto, caso haja algum problema e o produto saia com defeito, ele fica como “não conforme” por não cumprir os requisitos estipulados no projeto. Logo, quando isso acontece, a mercadoria não pode chegar ao cliente sem ser corrigida. Em alguns casos, ela precisa ser descartada.

Desse modo, para que um produto se torne um atrativo no mercado e não cause nenhum prejuízo ao consumidor final, o controle de qualidade é primordial .

Certificados e normas de qualidade

Há órgãos nacionais e internacionais que são responsáveis por regularizar a qualidade das empresas. O objetivo é aprimorar as garantias de qualidade para consumidores e produtores de uma organização.

As regras do ISO 9000 e ISO 9001 são os principais exemplos de métodos utilizados para que  as normas de implementação de qualidade e certificação dos órgãos sejam definidos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário