O método adotado pelas empresas visando o aprimoramento e a padronização dos processos realizados na organização, para que a qualidade de seus produtos sejam assegurados é denominado controle de qualidade.
Geralmente, nas empresas, a Gestão de Qualidade Total (TQM) é responsável por gerenciar essa qualidade, assim como outros setores podem ficar por conta de cada função em sua categoria.
Controle de qualidade industrial
Para que uma empresa possa definir e padronizar seus produtos produzidos, elas se utilizam do controle de qualidade. Esse método é muito popular nas organizações industriais.
Assim sendo, a atuação desse setor acontece desde o projeto, a até o produto final. Logo, os gestores os gestores analisam todas as etapas para que o processo de fabricação estejam dentro daquilo que foi planejado.
Portanto, caso haja algum problema e o produto saia com defeito, ele fica como “não conforme” por não cumprir os requisitos estipulados no projeto. Logo, quando isso acontece, a mercadoria não pode chegar ao cliente sem ser corrigida. Em alguns casos, ela precisa ser descartada.
Desse modo, para que um produto se torne um atrativo no mercado e não cause nenhum prejuízo ao consumidor final, o controle de qualidade é primordial .
Certificados e normas de qualidade
Há órgãos nacionais e internacionais que são responsáveis por regularizar a qualidade das empresas. O objetivo é aprimorar as garantias de qualidade para consumidores e produtores de uma organização.
As regras do ISO 9000 e ISO 9001 são os principais exemplos de métodos utilizados para que as normas de implementação de qualidade e certificação dos órgãos sejam definidos.