Controle de Qualidade

O controle de qualidade é uma medida que as organizações adotam visando atingir uma melhoria e padronização dos processos.

O controle de qualidade é uma medida que as organizações adotam visando atingir uma melhoria e padronização dos processos.

É muito importante fazer um exercício de memória e lembrar-se da última coisa que você adquiriu um eletroeletrônico. O mesmo ligou e você ficou feliz, porém para isso foi preciso ter um bom controle de qualidade.

A empresa que criou aquele bem deve ter feito testes anteriores e o objetivo claro era fazê-lo ligar e funcionar perfeitamente. Agora tente lembrar-se da sensação que você teve quando comprou algo e o mesmo não ligou da forma correta.

Sem dúvidas essa sensação foi muito ruim e por isso mesmo é que o controle de qualidade é algo tão importante. Para entender mais sobre o mesmo, é fundamental seguir lendo a postagem e assim obtendo as informações.

O que é o controle de qualidade?

O controle de qualidade é uma medida que muitas organizações adotaram tendo como objetivo dois pontos. A ideia central era conseguir assegurar que os produtos tivessem diferenciais em relação aos outros, veja a seguir:

  • Melhoria contínua;
  • Padronização de seus processos;

É graças a esse controle que dá para ter muito mais qualidade e assim ir diferenciando-se dos demais. Um dos problemas mais comuns é que algumas organizações não se atentam a isso e depois acabam sofrendo muito.

O controle de qualidade em muitas empresas será gerenciado pelos setores próprios para essa função. Possuindo mais abordagens avançadas nas gestões de produtos e do resultado final. A seguir confira exemplos disso.

Controle de qualidade industrial

O controle de qualidade é uma gestão comum em empresas industriais para conseguir alguns diferenciais. Trata-se da padronização e definição desses produtos produzidos, desde a criação, até o produto final.

A partir desse projeto, os gestores vão precisar intervir para que os processos possam ser completados, indo desde a fabricação e fechando até o cliente final, portanto, diminuindo a insatisfação com esse produto feito.

Se o mesmo tiver algum defeito de fabricação, é provável que seja classificado como “não conforme”. Não cumprindo com os requisitos especificados no projeto, portanto, deverá ser reformulado ou mesmo descartado.

O controle de qualidade não é necessário apenas para que determinado produto seja atrativo no mercado. É primordial que não prejudique o consumidor final, sendo essas as características das indústrias de alimentos e medicamento.

Controle de qualidade de alimentos

Torna-se essencial mostrar que o controle de qualidade dessas indústrias de alimentação buscará aplicar melhores técnicas de mantimento. Sem esquecer de apresentar os alimentos para esses consumidores.

Tendo também mais segurança para estocar a matéria prima e o objetivo é ter um melhor acompanhamento. Já que será possível treinar esses colaboradores que vão participar dos problemas da empresa.

O cumprimento dessas normas de vigilância sanitária impostas também exigirá que exista muita atenção. Uma vez que será preciso que existam profissionais especializados, como por exemplo o engenheiro de alimentos.

Controle de qualidade de medicamentos

O controle de qualidade de medicamentos é fundamental, porque trata-se de um produto ligado a saúde pública. Irá envolver características químicas, ou seja, a produção vai necessitar de supervisão em vários pontos.

Começando com a estocagem da matéria-prima e chegando pelas fases e inspeção do acompanhamento desses processos. Isso acontece também nos alimentos, portanto, o processo de ambos será sempre muito parecido.

Vale destacar que todo o controle será feito principalmente por meio de testes em amostragens. Já que vão seguir especificações para a liberação dos medicamentos aos consumidores, aqui no Brasil isso fica a cargo da Anvisa.

Certificados e normas de qualidade

Para um melhor controle de qualidade é preciso que existam alguns órgãos para definir padrões como o ISO 9000 E ISO 9001. A ideia é que exista uma regulação da qualidade dessas empresas e assim o consumidor final tenha sempre mais segurança.

Controle de Qualidade
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário