Os pagamentos que uma empresa precisa realizar são os custos e despesas de uma organização. Contudo, na contabilidade, os dois termos não possuem o mesmo significado, apesar de se assemelharem.
- Custos: são os gastos diretamente ligados à atividade-fim de uma empresa.
- Despesas: não possui ligação direta com a atividade-fim
Os custos fazem parte do valor dos estoques. Já as despesas são deduzidas a partir dos resultados na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Para entender melhor, os custos são aqueles que se relacionam de forma direta com a produção e aquisição de um empresa. Desse modo, a matéria-prima e os salários dos funcionários, por exemplo, fazem parte deste conceito.
Enquanto isso, as despesas se referem à comissão de vendedores, publicidade e os salários dos funcionários do escritório. Ou seja, o termo diz respeito aos gastos administrativos e àqueles que possuem relação com a venda do produto.
Portanto, contabilizar os custos no preço de determinado produto se torna mais fácil pelo fato de ele ter relação direta com a mercadoria.
Já quando se trata das despesas, há uma maior dificuldade, já que elas são mais gerais.
Custos x despesas: diferenças
O método para definir se uma empresa teve um custo ou uma despesa é especular o que teria acontecido caso aquele dinheiro não tivesse sido gasto.
Nesse processo de imaginação, se o impacto direto acontecer na formação de estoques quer dizer que houve um custo. No entanto, se isso não acontecer, teve uma despesa.