O custo e despesa são pagamentos que uma empresa é obrigada a fazer para manter suas atividades e seguir na sua atuação.
Um dos assuntos que mais vão requerer atenção é aquele que está ligado em questões tão essenciais. O custo e a despesa merecem atenção, porque são os pagamentos que essa organização precisa fazer para seguir atuando.
Obviamente que ambos podem ser divididos e sobram muitas classificações, porém é adequado ter atenção. É o momento mais acertado para buscar melhores informações e assim conseguir entender com mais facilidade.
Lembre-se que o custo e a despesa serão partes fundamentais para que a organização continue crescendo. Ainda bem que a seguir vai ser possível conferir e a proposta inicial do texto é atender esse tipo de necessidade.
O que são o custo e a despesa?
Os custos na contabilidade, estão ligados diretamente a atividade fim que uma empresa pode vir a ter. Dessa forma, terão relação direta com a produção ou mesmo com a aquisição de estoques que foram feitas.
Parte dos custos vão enquadrar-se nessa categoria a matéria-prima ou mercadorias compradas para revenda. Não se esqueça dos salários dos trabalhadores de uma linha de produção, pois será algo de grande valia.
Já essas despesas não vão ter ligação direta com a atividade final, ou seja, é preciso ter atenção nisso. Alguns exemplos: gastos administrativos, gastos com a atividade de venda do produto, comissão, publicidade e salários.
Como esses custos terão mais relação com o que é produzido, sendo mais simples de contabilizar esse impacto. Podendo ser no preço desse produto, portanto, o mesmo não vai ocorrer com as despesas, porque são gerais.
Os custos vão integrar melhor o valor desses estoques, enquanto essas despesas serão apenas aquelas deduzidas desse resultado. Trata-se da famosa e tão efetiva (DRE) Demonstração do Resultado do Exercício.
Como diferenciar?
Para saber se esse gasto da empresa é considerado custo ou uma despesa, será preciso ter atenção. Uma vez que o melhor exercício será imaginar o que pode acontecer se a empresa deixasse de gastar todo esse dinheiro.
Caso exista um impacto direto no ato de formar os estoques, o mesmo vai ser um custo, caso contrário é uma despesa. Por isso mesmo que vale muito a pena ter cuidado e aprender um pouco mais sobre esse assunto relevante.
Para permitir um melhor entendimento sobre o custo e a despesa, nada melhor do que ter a chance de ver tudo. Dessa forma, nada melhor do que conferir tudo e os próximos tópicos vão te auxiliar em tudo isso, veja:
- Uma loja de acessórios automotivos deseja pagar uma comissão para os seus vendedores;
- Isso vai impactar diretamente nas suas receitas, porque os colaboradores poderiam não trabalharem na venda desses itens;
- Só que se for cortado na venda de produtos para a estética do carro, o mesmo não teria qualquer produto para vender;
- Por fim, a comissão dos vendedores será uma despesa e a compra é um custo;
- A despesa poderia ser ligada ao cafezinho que os vendedores tomam na hora do intervalo.
Perdas
Para finalizar o entendimento sobre o custo e a despesa é de grande valia citar que irão existir as perdas. Uma vez que são gastos que a empresa tem e que não são revertidos em receitas, ou seja, é bem perigoso.
De maneira geral, será aquele dinheiro desperdiçado para compensar algum tipo de acidente de trabalho. Outro exemplo é aquela mercadoria que veio a ser vendida depois que o prazo de validade veio a ser atingido.
O ponto principal é pensar que o custo e a despesa terão relações diretas com tudo o que foi citado. Nada melhor do que diferenciar e assim evitar que maiores problemas possam vir a acontecer.