scorecardresearch ghost pixel



Empreendedorismo

Aprenda a definição formal do conceito e saiba quais são as características essenciais para se tornar um bom empreendedor



O empreendedorismo é a prática da inovação dentro do mercado de trabalho, de uma organização ou para a sociedade, de modo geral.

Quando se trata de negócios, a expressão diz respeito à busca por criatividade e inovação para alcançar novas possibilidades mercadológicas.

Geralmente, o termo empreendedor é dado àquela pessoa que abre o próprio negócio. Normalmente, pequenas empresas. No entanto, a definição formal do termo ultrapassa essa forma comum.

O empreendedorismo presume que uma nova ideia seja colocada em prática. O intuito é que ela ofereça um serviço ou  produto que seja inédito. Outra possibilidade também é fazer algo que já existe, mas de uma forma inovadora.

Dessa forma, ser empreendedor está diretamente relacionado com pioneirismo.

Por isso, o empreendedorismo pode ser aplicado em diferentes áreas e setores. Veja:

Empreendedorismo nas empresas

O empreendedorismo corporativo, interno ou intraempreendedorismo é aquele aplicado em empresas que já são estáveis mercadologicamente.

Essa forma de empreender foge do senso comum que só é possível aplicar esse conceito em negócios que esteja surgindo. Nem por isso o empreendedorismo deixa de procurar o novo.

Pelo contrário, é exatamente a busca por inovações para aumentar o lucro e o desenvolvimento de uma organização, que esse método almeja.

Desse modo, o empreendedorismo torna a empresa mais diversificada e abre novas possibilidades de negócios. Isso ocorre quando é inserido novos métodos de trabalho e produtos variados no comércio.

Assim sendo, o empreendedor interno não precisa ser o dono da empresa. Ele precisa colaborar com uma visão mais ampla e ter proatividade, de forma que consiga apontar e resolver os problemas que surgirem no órgão.

Empreendedorismo social

Essa forma de empreender não busca o lucro em si, mas formatos que buscam trazer benefícios à sociedade. Por isso, é denominado empreendedorismo social.

O conceito precisa carregar consigo a ideia de inovação, no entanto, a forma de implementação implica a prática da  responsabilidade social.

Entretanto, apesar de não ser o objetivo principal, o empreendedorismo social trabalha com fins lucrativos. Inclusive, é esse ponto o diferencia das Organizações Não Governamentais (ONGs).

Empreendedorismo digital

A internet é a plataforma de negócios do empreendedorismo digital. Ele disponibiliza produtos ou serviços diversificados a grupos mercadológicos, após identificar as demandas dessa classe.

Com o objetivo de buscar o lucro, esse conceito é empregado em blogues, sites, redes sociais, canais no Youtubes e outras possibilidades online, que gerem renda à empresa.

Dessa forma, não é necessário que para ser usado na internet, esse formato de empreendedorismo crie uma nova empresa. Na verdade, ele pode ser uma ferramenta para expandir os negócios de uma organização, levando-a para as redes.

Empreendedorismo em série

O empreendedor serial é aquele que obtém constantes ideia inovadoras que são bem sucedidas.

Assim sendo, essa forma de empreender tem ligação com aquele funcionário que está sempre em busca de oportunidades inovadoras.

Com uma visão ampla, que seja capaz de identificar as necessidades e os grupos mercadológicos, esse empreendedor é capaz de transformar suas ideias em negócios inovadores.

Perfil empreendedor

Há diversas características que são essenciais para um empreendedor. Veja alguns pontos:

  • Invista sempre em networking;
  • Não busque só uma posição ou reconhecimento social;
  • Não dependa dos outros, mas aprenda a trabalhar em equipe;
  • Saiba correr aqueles riscos calculados;
  • Aprenda delegar funções e identificar os talentos;
  • Seja comprometido e responsável;
  • É preciso ser confiante e seguro, porém é preciso saber ouvir críticas e opiniões;
  • Exija e não abra mão da qualidade;
  • Se guie por metas e sabe monitorá-las;
  • Seja organizado;
  • Persista e seja flexível, não desistindo diante das dificuldades;
  • Seja Proativo na busca de oportunidades;
  • Volte-se à ação;
  • Tenha ambição, consciente ou mesmo inconscientemente;
  • Busque capacidade de aprendizagem e autocrítica;
  • Trabalhe o espírito de liderança;
  • Crie perspectiva de futuro e visão;
  • Tenha poder de persuasão.

Dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

Para conseguir ser um empreendedor de sucesso é necessário estar atento a algumas questões para que os objetivos possam ser alcançados com sucesso.

Faça um estudo de mercado

Encontre uma oportunidade e identifique se há um novo produto ou serviço. É primordial que esses itens ainda não tenham sido oferecidos. Por isso é necessário estar sempre estudando para identificar o que os grupos mercadológicos necessitam.

Capacite-se

O empreendedorismo é benéfico para a economia. Dessa forma, até mesmo o governo tem interesse em incentivar esse método.

Por isso, há sempre diversos cursos profissionalizantes que podem ser aproveitados para uma maior capacitação.

Ouça conselhos

Procure conversar com os empreendedores mais experientes e tenha as informações certas. Quando tiver uma ideia que possa ser promissora busque alguém que possa te instruir sobre ela.

Tome cuidado com o excesso de ambição

O empreendedorismo exige paciência e dedicação. É essencial que queria empreender tenha a noção de que o trabalho é gradual e demorado.

Por isso, começar a partir de uma perspectiva menor, para depois ir a expandido é o caminho apropriado.

Seja flexível

Empreender é saber que nem tudo acontecerá da forma que foi planejado. Desse modo, é essencial que o empreendedor esteja preparado para agir com flexibilidade em diferentes momentos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário