A gestão de qualidade total (TQM) é um modelo de administração que tem o objetivo de aprimorar a qualidade dos produtos ou serviços, padronizando os processos organizacionais.
Para que essa melhora possa ser realizada é necessário que funcionários e fornecedores sejam envolvidos no processo. Por esse motivo, o método tem o termo “total” em sua nomenclatura.
As pessoas que são envolvidas na gestão de qualidade são chamadas de stakeholders ou grupos de interesse. Assim sendo, elas podem ser orientadas de tal forma a fazer com que a operação seja aprimorada.
Assim sendo, uma das principais características da TQM são as mudanças contantes, que buscam melhorar e agregar valor aos produtos ou serviços oferecidos pela organização.
Por isso, o processo dentro das empresas precisa se de um aprimoramento continuado.
Sistema de gestão da qualidade – SGQ
Todo o sistema de gestão da qualidade (SGQ) será implementado nas empresas como garantia de qualidade. Assim, ele tem como foco a oferta de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades dos seus clientes.
Portanto, quando for estabelecida a gestão de qualidade em uma empresa, a SGQ precisa ser a estrutura organizacional. Ela precisa ser criada para acompanhar a execução das atividades operacionais, com todos os detalhes.
Esse sistema é muito efetivo e consegue a padronização das ações conhecidas por parte de toda a equipe. Dessa forma, irá auxiliar as empresas na aplicação da qualidade. Um exemplo das mais conhecidas é a ISO 9001.
A norma ISO 9001
A ISO (International Organization for Standardization) é uma entidade não governamental. Ela é responsável por padronizar, a nível mundial, as normas de qualidade que são aplicadas em qualquer tipo de organização.
Essas regras internacionais serão aprovadas através de consenso global e vão auxiliar a quebrar as barreiras do comércio internacional, indicando quais são as especificações de serviços e produtos.
Dessa forma, para haver um ajuste, as empresas recebem uma certificação após serem avaliadas pelas normas internacionais. Esse certificado demonstra quais são os clientes ou o mercado em que a organização atua.
Além disso, revelam também quais as preocupações que órgão tem com a qualidade dos produtos que oferecem aos seus clientes.
Ferramentas da qualidade
Para que uma empresa consiga, de forma facilitada, mensurar, aplicar e demonstrar os problemas que são encontrados no processo produtivo e assim aumentar o foco na qualidade, as ferramentas de qualidade são utilizadas.
Esse método, utilizam medidas e figuras estatísticas, que mostram quais são os níveis de qualidade que em organização precisa ter. Sempre partindo do pressuposto que ela precisa ser de fácil identificação e também um envolvimento de todos os funcionários.
Para que os problemas possam ser identificados existem Sete Ferramentas Básicas de Qualidade. Eles definem os caminhos para que a qualidade possa ser alcançada. São eles:
- Fluxograma;
- Diagrama de Ishikawa;
- Folhas de verificação;
- Diagrama de Pareto;
- Histograma;
- Diagrama de dispersão;
- Cartas de controle.
As sete ferramentas da qualidade precisam ser muito bem aplicadas já que irão elevar os níveis da qualidade que precisam ser analisados. Isso acontece através da solução dos problemas ou da mudança de processos produtivos.