O que é Capital?

O termo tem significado na economia que é ligado aos fatores de produção e geração de fluxo de rendimentos de uma organização



Qualquer ativo capaz de gerar uma corrente de rendimentos no decorrer do tempo, através de sua aplicação na produção, na economia, é o capital.

Os investimentos financeiros, os estoques e também os bens que podem ser aplicados, além do dinheiro de uma organização, fazem parte do conceito.

Capital e dinheiro, apesar de caminharem juntos, possuem significados diferentes. Enquanto o primeiro possui um perspectiva que abrange um prazo maior, e que presume a geração de receitas futuras, o segundo tem uma proposta mais imediatista. Por isso é aplicado em trocas feitas na economia.

Os bens de capital ou bens de produção são o grupo daqueles que são necessários para a produção da empresa. Máquinas e equipamentos e as instalações do órgão, por exemplo.

A economia econômica clássica define que o capital, a terra são elementos indispensáveis para o processo seletivo.Por serem fatores de produção.

No entanto, por resultar dos investimentos que são gerados pela poupança,  o capital é também um produto da economia. Assim sendo, o sistema econômico capitalista é formado pelo ciclo entre acúmulo de capital, poupança, investimento e geração de mais capital.

Tipos de capital

O capital é denominado capital financeiro quando pode ser convertido em dinheiro de maneira rápida, através de títulos ou obrigações, por exemplo.

Já o capital produtivo é quando o capital visa a geração de lucros através da produção. Atualmente, é comum que o capital gere mais capital sem a necessidade de passar por um processo produtivo.

Isso acontece, principalmente, por meio do pagamento de juros e também de outras formas remunerar quem detém os ativos.

O capital especulativo  é quando o capital é investido sem gerar ganhos para a economia. Dessa forma, ele visa apenas a obtenção rápida de lucros no mercado financeiro.

Portanto, se esse tipo de capital não for controlado da maneira adequada, o que acontece em muitos casos, a possibilidade de crises econômicas são grandes.

Capital no mundo dos negócios

Os recursos que são aplicados no processo de produção e acabam gerando riquezas à empresa é capital no vocabulário econômico.

Contudo, cada expressão pode sofrer variações de uma empresa para outra. Termos como capital social, capital inicial e capital de giro;

Capital social

É o investimento inicial que é realizado pelos sócios ou acionistas de uma empresa para que ela possa  funcionar. O investimento  vai ser registrado no contrato social e poderá ser realizado por meio de dinheiro e/ou em bens.

Além disso, ele corresponde também a tudo aquilo que os sócios irão investir.  Por exemplo, a manutenção das atividades nos meses iniciais da empresa, ou seja, antes de ela a ter lucro e começar a ter autonomia para se sustentar.

Capital inicial

Tem um significado ligado ao capital social, porém se diferencia pelo fato de não ser preciso ter um contrato quando se trata do capital inicial.

Isso acontece pelo fato de ser um investimento  feito para o início do funcionamento de qualquer atividade.

Capital de giro

Vai corresponder aos recursos que são necessários para que uma empresa possa manter a sua atividade. Esse termo corresponde ao dinheiro e também outros ativos de alta liquidez, que são usados para quitar débitos.

Remuneração e custo do capital

Quando for tem investimentos aplicados, o empresário espera obter lucros.Assim sendo,  a remuneração do capital é o retorno gerado pelo próprio investimento da empresa.

Portanto, é importante observar se o negócio foi vantajoso. Dessa forma,  a remuneração precisa ser realizada da seguinte forma que a organização saia no lucro.

Assim sendo, ela tem de ser maior do que rendimento que esse empresário teria se tivesse optado por outra linha de investimento.

As aplicações de outras formas que geram a expectativa de rendimento são denominadas de custo de oportunidade ou custo de capital.

Capital humano

É preciso mostrar que o capital humano é usado para referir-se ao conhecimento que cada colaborador tem. Ele pode estar incluso em muitas situações comuns. Veja alguns exemplos:

  • Capacidades de realizar funções;
  • Experiência de toda a atividade realizada;
  • Motivação dos colaboradores que compõem a empresa.

O objetivo do capital humano é conseguir que esses conhecimentos gerem maior riqueza para a empresa.

Isso acontece pelo fato de ao se investir nas capacidades, conhecimentos e experiências das pessoas, elas se tornarão mais motivadas e consequentemente a organização terá mais êxito na realização do trabalho e, consequentemente, mais lucros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário