scorecardresearch ghost pixel



O que é EBIT?

É método utilizado para que as empresas saibam quais foram seus verdadeiros lucros em resultados operacionais. Entenda como a medida é aplicada e qual a diferença de EBIT e EBITDA



Earnings Before Interest and Taxes (EBIT), ao ser traduzido para o português significa Lucro Antes de Juros e Impostos. O conceito se refere a uma medida do lucro da organização.

Este resultado, no Brasil, é apresentado na demonstração de resultado do exercício do Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda, o LAJIR. Portanto, por meio dos valores do EBIT é possível saber qual o verdadeiro lucro da empresa. Isto, em seus resultados operacionais, sendo inclusas as depreciações e amortizações.

EBIT e EBITDA

As depreciações e amortizações são medidas contábeis para os desgastes e que geram rendimentos. Um exemplo são as máquinas. Por isso, os conceitos não implicam saídas monetárias do caixa da empresa.

EBITDA (Eraning Before Insterest, Taxes, Depreciation and Amortization),  em português quer dizer Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. A diferença entre os dois o EBIT e a EBITDA é a inclusão dos valores no cálculo.

O EBIT representa a diferença dos rendimentos e os gastos do órgão no período. O que quer dizer ganhos e perdas para que a atividade-fim possa ser exercida. Portanto, seu valor é utilizado como base para saber como está o andamento da empresa.

Além do mais, são contados também, os ganhos ou perdas em juros ou imposto de renda a pagar.

Para que tem interesse em apenas conhecer o desempenho da empresa ao realizar suas principais operações, o valor da EBITDA se torna mais visualizado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário