O que são stakeholders?

Entenda sobre as pessoas que fazem parte do “grupo de interesse” de uma organização e que prezam pelos resultados alcançados pelo órgão



Stakeholder traduzido para o português significa grupo de interesse, por se referir a pessoas que possuem algum tipo de interesse nos processos e resultados da empresa.

Esses grupos podem ser definidos como aqueles que podem afetar ou serem afetados pelas finalidades que a organização tem, de acordo com Robert Edward Freeman. O filósofo é uma dos criadores do termo.

Dessa forma, o interesse dessas pessoas pode estar relacionado não só com os processos e resultados, mas também com o planejamento dos projetos ou das negociações, sejam positivas ou negativas.

Sendo assim, a relevância e o alcance que os planos da companhia possuem vão ser medidos pelo número de Stakeholder.

Exemplos de stakeholders

Há diversos grupos de interesses dentro de uma empresa. Desse modo, confira a lista para conhecer mais sobre alguns exemplos de stakeholders.

  • Acionistas;
  • Clientes;
  • Concorrentes;
  • Empregados;
  • Governo;
  • Investidores;
  • Proprietários;
  • Sindicatos.

É possível  perceber que os stakeholders podem vir de muitas maneiras, portanto, cabe a cada pessoa que pertencem aos diferentes grupos saber aproveitar as oportunidades que são dadas.

Diferenças entre Stakeholders e Shareholders

Aqueles que possuem o capital da empresa, como proprietários e acionistas são denominados de shakeholders. Já os stakeholders é a definição dada àquelas pessoas que estão envolvidas em todos os interesses do órgão.

O primeiro é visto como um método de gerar lucros aos proprietários e acionistas da empresa. Em contrapartida, o segundo engloba todos os benefícios proporcionados a quem participa da organização.

Gestão de Stakeholders

Para que uma companhia consiga chegar a um ponto de equilíbrio, seja em seus ambientes internos ou externos,  a empresa precisa saber lidar com diferentes grupos de interesses em seus planos.

Assim sendo, a gestão precisa fazer uma identificação dessas pessoas, para que assim consiga saber quem tem interesse nos projetos da organização. Além do mais, é necessário também, analisar a relevância que cada um tem para os negócios, de setores diferentes.

Portanto, após essa análise, o grupo precisa ser classificado, de acordo com o grau de influência e também do interesse que cada um detém. Essa classificação é realizada pelo gestor, para que ele saiba como deve tratar cada pessoa individualmente.




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