Stakeholder traduzido para o português significa grupo de interesse, por se referir a pessoas que possuem algum tipo de interesse nos processos e resultados da empresa.
Esses grupos podem ser definidos como aqueles que podem afetar ou serem afetados pelas finalidades que a organização tem, de acordo com Robert Edward Freeman. O filósofo é uma dos criadores do termo.
Dessa forma, o interesse dessas pessoas pode estar relacionado não só com os processos e resultados, mas também com o planejamento dos projetos ou das negociações, sejam positivas ou negativas.
Sendo assim, a relevância e o alcance que os planos da companhia possuem vão ser medidos pelo número de Stakeholder.
Exemplos de stakeholders
Há diversos grupos de interesses dentro de uma empresa. Desse modo, confira a lista para conhecer mais sobre alguns exemplos de stakeholders.
- Acionistas;
- Clientes;
- Concorrentes;
- Empregados;
- Governo;
- Investidores;
- Proprietários;
- Sindicatos.
É possível perceber que os stakeholders podem vir de muitas maneiras, portanto, cabe a cada pessoa que pertencem aos diferentes grupos saber aproveitar as oportunidades que são dadas.
Diferenças entre Stakeholders e Shareholders
Aqueles que possuem o capital da empresa, como proprietários e acionistas são denominados de shakeholders. Já os stakeholders é a definição dada àquelas pessoas que estão envolvidas em todos os interesses do órgão.
O primeiro é visto como um método de gerar lucros aos proprietários e acionistas da empresa. Em contrapartida, o segundo engloba todos os benefícios proporcionados a quem participa da organização.
Gestão de Stakeholders
Para que uma companhia consiga chegar a um ponto de equilíbrio, seja em seus ambientes internos ou externos, a empresa precisa saber lidar com diferentes grupos de interesses em seus planos.
Assim sendo, a gestão precisa fazer uma identificação dessas pessoas, para que assim consiga saber quem tem interesse nos projetos da organização. Além do mais, é necessário também, analisar a relevância que cada um tem para os negócios, de setores diferentes.
Portanto, após essa análise, o grupo precisa ser classificado, de acordo com o grau de influência e também do interesse que cada um detém. Essa classificação é realizada pelo gestor, para que ele saiba como deve tratar cada pessoa individualmente.