A diferença entre ativo e passivo de uma empresa é o seu patrimônio líquido. O termo se refere à riqueza que o órgão possui depois que as contas a pagar são descontadas.
O conceito diz respeito àquilo que gera recursos internamente na companhia. Além disso, tem relação também com a quantidade de investimentos que os gestores estão realizando na empresa.
Ativos e passivos: significado
Tudo aquilo que pode ser convertidos em valores monetários são os ativos. Por exemplo, o dinheiro em caixa, as duplicatas a ser recebidas, os estoques de produtos, os equipamentos e os imóveis.
Portanto, pode-se dizer que os ativos são os bens e direitos da empresa em um período determinado. Enquanto isso, os passivos se referem ás obrigações que o órgão tem com terceiros. Por exemplo, dívidas, empréstimos e as contas que estão perto do vencimentos.
Patrimônio líquido: cálculo
Para calcular o patrimônio líquido é necessário tirar a diferença entre os ativos e os passivos. Assim sendo, a fórmula do conceito é aplicada pegando o ativo e subtraindo o passivo.
Patrimônio líquido = Ativos – Passivos
Patrimônio líquido: Demonstração das Mutações
As movimentações da empresa precisam ser observadas.Para isso a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) apresenta resumidamente os fluxos que ocorreram em um determinada atividade.
Essas ações são realizadas no patrimônio líquido e em todas as contas que fazem parte dele.
Patrimônio líquido negativo
O patrimônio líquido de um órgão fica negativo quando os passivos se sobrepõem aos ativos. Assim sendo, O Conselho Federal de Contabilidade estipula que ao invés de utilizar o nome “passivo descoberto”, nesse caso precisa ser empregado “patrimônio líquido negativo”.
Patrimônio líquido ajustado
O patrimônio líquido ajustado acontece quando a contabilidade realiza um ajuste, considerando a inflação daquele período.
Retorno sobre o patrimônio líquido
O indicador que faz a relação entre o lucro líquido e o patrimônio líquido é denominado retorno sobre o patrimônio líquido.
O objetivo deste conceito é medir revelar o quanto uma empresa está gerando de lucros na comparação com o investimento realizado pelos seus acionistas. Resumidamente, isso quer dizer que ele mede a rentabilidade da organização.
Portanto, para que o cálculo possa ser realizado, a média do capital dos sócios para um período estipulado é feita. Assim sendo, se calcula o ROE, usando o patrimônio líquido da corporação.