Pesquisa de mercado

Saiba mais sobre a ferramenta usada pelas empresas para ter informações sobre o ramo pela qual deve atuar e quais são os métodos de aplicação da pesquisa



Um dos instrumentos utilizados pelas organizações para que possam ter acesso às informações que se referem ao mercado que atuam ou pretendem atuar é a pesquisa de mercado.

O método pode ser utilizado para que o empreendedor teste alguma ideia, e também pode ser usado pelas empresas para que avaliem os caminhos do seu negócio está tomando.

A identificação de problemas e de novas oportunidades fazem parte dos principais objetivos da pesquisa de mercado. Além disso, a ferramenta pode auxiliar os gestores nas tomadas de decisões acertadas, para que assim alcancem êxito em seus investimentos.

Por esse motivo, a pesquisa de mercado também pode ser chamada de inteligência de marketing. O recurso é primordial para a criação do Plano de Negócios e Gestão (PNG), já que permite que o público-alvo  determinado produto ou marca seja definido e conhecido de forma mais profunda.

Pesquisa de mercado: exemplos de utilização

Assim sendo, a pesquisa de mercado pode ser utilizada, por exemplo, para:

  • Avaliar quais são as oportunidades de lançamentos, portanto, identificando as demandas não atendidas pelo mercado;
  • Avaliar a aceitação de um serviço ou produto que está prestes a ser lançado;
  • Conhecer quais são os pontos fortes e fracos dos concorrentes;
  • Apontar se a empresa está no caminho correto, no caso dos serviços e que já oferece;
  • Compreender quem é o mercado consumidor de determinado produto, porque permite que se direcione melhor essas campanhas de marketing.

A pesquisa de mercado pode ser utilizada para outros fins como conhecer quem fornece os produtos e quais são os concorrentes de uma empresa.

Mesmo com o termo sendo associado, principalmente à pesquisas que dizem respeito a hábitos e opinião dos clientes, no que se refere a serviços e marcas da organização.

Por terem significados semelhantes os termos pesquisa de mercado e análise de mercado muitas vezes são confundidos. No entanto, eles não são iguais. O primeiro é uma ferramenta do segundo.

Portanto, a pesquisa vai presumir um estudo específico, buscando ter informações personalizadas e objetivas, em um tempo limitado.

Enquanto isso, a análise acompanha continuamente as tendências de determinado setor, tais como estatísticas que já estão prontas ou notícias que foram publicas pelos veículos de imprensa.

Tipos de pesquisa

O mercado abrange dois tipos diferentes de pesquisas: a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa.

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa faz com que seja possível analisar as estatística dos resultados. Portanto, para que seja possível gerar tabelas, gráficos e outros modos de análises, é preciso que os dados coletados sejam mensuráveis e comparáveis.

Pesquisa qualitativa

Para que consiga chegar a um conteúdo que seja o mais detalhado possível, a pesquisa qualitativa trabalha com um número mais reduzido de entrevistados. No entanto, por meio desse método de pesquisa não é possível chegar a resultados estatísticos.

Pesquisa de mercado: como fazer

Geralmente,  para que uma pesquisa de mercado seja feita são oferecidos serviços por meio de empresas especializadas.

O trabalho é destinado para quem pretende abrir um negócio ou obter informações mais efetivas no momento de tomar decisões em um empreendimento.

Entretanto, o empreendedor pode realizar a sua pesquisa por conta própria, caso considere o valor de um serviço especializado muito acima do custo.

Isso pode ser feito por meio de sites que disponibilizam a realização de pesquisas de todos os tipos.  Eles oferecem instrumentos para que questionários sejam montados e também  fazem tabulação das respostas. Essas plataformas podem ser pagas ou gratuitas.

Pesquisa de mercado: coleta de dados

Há diferentes métodos para que os dados sejam coletados para a pesquisa de mercado. Veja alguns exemplos:

Entrevistas

Que for entrevistar precisa  fazer algumas perguntas na forma de interrogatório, podendo ser pessoalmente ou por telefone.

Questionários

As perguntas são apresentadas por escrito e é possível realizar por meio de formulário impresso ou mesmo online.

Painel de consumidores ou grupo focal

É realizado uma seleção de um grupo que tenha as características do seu público-alvo. A ideia é ter interação e tudo pode ser feito online ou presencialmente.

Seleção dos entrevistados

Para que a pesquisa alcance os resultados esperados é importante que as pessoas entrevistas se encaixem no perfil de um potencial consumidor do produto.

Assim sendo, a definir a qualidade dos resultados da amostragem, identificando quem irá responder as perguntas é primordial.

Desse modo, quanto maior for o distanciamento afetivo entre quem entrevista e quem é entrevistado, melhor é. A relação entre as partes pode acabar afetando as respostas e, consequentemente, chegar a conclusões errada no final.

Atualmente, as redes socais se tornaram ferramentas na divulgação e distribuição dos questionários. Por meio de grupos é possível ter um alcance online maior, no entanto, é sempre necessário verificar as regras e solicitar autorização dos administradores antes da divulgação.

Contudo, apesar do grande avanço e alcance, nem todo mundo tem acesso à internet. Dessa forma, a organização precisa estar atenta ao público. Caso o produto ou serviço esteja focado em cliente idosos, por exemplo, a pesquisa terá maior eficácia se estiver impressa

Além disso, outro aspecto que precisa ser levado em conta, por parte de quem irá realizar a pesquisa, é o fato de nem todo mundo vai querer responder o questionário.

Por esse motivo, em alguns casos, é interessante que a empresa ofereça algum brinde a quem participar.

Pesquisa de mercado: como montar as perguntas?

No momento de formular o questionário ou fazer a entrevista não há um modelo padrão, já que os objetivos da empresa é o que precisa ser levado em conta.

No entanto, há uma regra geral que precisa ser levada em conta no momento de elaborar as perguntas. As questões tem que ser curtas, diretas e de fácil compreensão. Assim sendo, os entrevistado não serão induzidos ao erro.

Portanto, o questionário pode conter dois formatos de perguntas. São elas: as perguntas fechadas e as perguntas abertas.

Perguntas fechadas

Fazem parte das fechadas, aquelas perguntas que são de múltipla escolha. Nesse formato o entrevistado precisa escolher entre as opções que já foram previamente dadas a ele.

Esse método é utilizado para pesquisas quantitativas e facilitam no momento de analisar as respostas.

Perguntas abertas

As perguntas abertas permitem que o entrevistado responda o questionário do modo que achar melhor. Esse formato não é feito para gerar estatísticas, mas sim para que o entrevistador obtenha dados mais profundos sobre o tema.




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