Nenhum ou Nem um?

Alguma vez você já se viu às voltas com essa dúvida? Aposto que sim! Mas, pode ficar tranquilo, porque ambas as formas existem na língua portuguesa e são consideradas formas sinônimas.



Apesar da similaridade, existem situações em que cada uma delas pode ser aplicada de maneira mais adequada. Quer aprender? Fique de olho na explicação que o Edital Concursos Brasil traz agora para você!

Para começar, observe o significado da palavra nenhum de acordo com o dicionário Michaelis:

nenhum 
ne.nhum 
pron(nem+um1 Nem um: Tenho visto e sofrido tanto, que já nenhum receio, nenhum infortúnio me pode já fazer tremer2 Qualquer (no segundo membro de uma comparação): O amor de mãe é maior que o de nenhum outro ser humano3 Nulo: Assunto de nenhuma importância4Ninguém: Nenhum teve hombridade bastante naquela conjuntura.

Nenhum, portanto, significa total inexistência. Morfologicamente, é classificado como um pronome indefinido que deve ser utilizado na 3ª pessoa gramatical, transmitindo um valor indeterminado. É o antônimo de algum. Observe os exemplos.

Nenhum dos convidados compareceu à festa!
Eu não tenho nenhum convite para o show.
Não há nenhum problema, vou resolver essa questão.

Já a expressão nem um deve ser empregada quando a intenção for fazer referência a grandezas contáveis. É formada pela palavra nem e pelo numeral cardinal um, sendo utilizada como advérbio ou conjunção.

Exemplos:

Não vou sair de perto de você nem um minuto!
Nossos amigos não gostaram nem um pouco da notícia.
Não há nem um convite sobrando?

Viu só? Embora semelhantes e até mesmo considerado sinônimos, nenhum e nem um podem ser empregados em diferentes situações.

Bons estudos!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário