O que cai na prova da PM ES?

Passar para o concurso da polícia militar do Espírito Santo não é nada fácil, mas para que o candidato consiga se preparar para as provas deve antes saber O que cai na prova da PM ES?



A carreira na área da segurança pública é o sonho de muitos brasileiros, no Espírito Santo não é diferente, muitas pessoas escolhem a polícia militar como objetivo para fazer carreira, mas passar na prova teórica não é uma tarefa nada fácil.

Para facilitar a vida do cocnurseiro na hora de se preparar, pesquisamos e traremos neste artigo o que cai na prova da PM ES, assim você pode estudar as matérias específicas e sair na frente dos concorrentes. Uma maneira de se parar para a prova teórica é investir em uma boa apostila, recomendamos a Apostila para Oficial Combatente e  Apostila para Soldado Combatente que vendemos em nossa loja.

Confira abaixo as matérias que geralmente caem na prova da PM ES e comece seus estudos:

Quais matérias caem na prova da PM ES?

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico e Matemático
  • Noções de Informática
  • Conhecimentos Específicos

Confira as matérias detalhadamente:

CONHECIMENTOS GERAIS:

Língua Portuguesa:

1. Compreensão, interpretação e inferências de textos. 2. Tipologia e Gêneros textuais. 3. Variação Linguística. 4. O processo de comunicação e as funções da linguagem. 5. Relações semântico-lexicais, como metáfora, metonímia, antonímia, sinonímia, hiperonímia, hiponímia, reiteração, comparação, redundância e outras. 6. Norma ortográfica. 7. Morfossintaxe das classes de palavras: substantivo, adjetivo, artigo, pronome, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, numerais e os seus respectivos empregos. 8. Verbo. 9. Concordância verbal e nominal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Coesão e Coerência textuais. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). 12. Pontuação. 13. Funções do “que” e do “se”. 13. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. 14. Formação de palavras. Uso da Crase.

Raciocínio Lógico e matemático:

1. Estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação. 3. Diagramas lógicos. 4. Teoria de conjuntos: conjuntos numéricos, números naturais, inteiros, racionais e reais. 5. Relações, Equações de 1º e 2º graus, sistemas. 6. Inequações do 1º e do 2º grau. 7. Funções do 1º grau e do 2º grau e sua representação gráfica. 8. Matrizes e Determinantes. 9. Sistemas Lineares. 10. Análise combinatória. 11. Geometria espacial. 12. Geometria de sólidos.

Noções de Informática:

1. Informática: Conceitos e fundamentos básicos. 2. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). 3. Identificação e manipulação de arquivos. 4. Backup de arquivos. 5. Periféricos de computadores. 6. Ambientes operacionais: utilização dos sistemas operacionais Windows XP Profissional e Windows 7 e Windows 10. 7. Utilização dos editores de texto (Microsoft Word e Libreoffice Writer). 8. Utilização dos editores de planilhas (Microsoft Excel e Libreoffice Calc.). 9. Utilização do Microsoft PowerPoint e Libreoffice Impress. 10. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web. 11. Navegadores de internet: Mozilla Firefox, Google Chrome.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

1. Leis nº 3196/1978 (estatuto); 2. Decreto-Lei 1001/1969 (art. 1º ao 10); 3. Decreto Lei nº 1002/1969 (art. 7º ao 10); 4. Decreto Estadual nº 254-R/2000 (RDME) – Art. 1º ao 132); 5. Constituição Federal de 1988: Artigo 5º – Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos e Artigo 144 – Capítulo III – Da Segurança Pública, com suas alterações até a data de publicação do Edital; Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública; Ordem social; 6. Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Noções de Direito Penal Militar:

1. Crime militar: conceito. 2. Da violência contra superior ou oficial de serviço. 3. Do desrespeito a superior e do vilipêndio a símbolo nacional ou farda. 3. Da coação irresistível e da obediência hierárquica.




Voltar ao topo

Deixe um comentário