As técnicas empresariais que buscam a remuneração pela indicação de novos integrantes e é realizada através de uma taxa de entrada no negócio recebe a denominação de Pirâmide Financeira.
Esse esquema é ilegal já que, com a promessa de ganhos rápidos e retornos altos, atrai pequenos investidores. O método se caracteriza pelo fato de fazer um investimento baixo inicialmente, vender produtos de uma maneira desproporcional ou, na maioria das vezes, tratar de um produto que nem exista.
Além disso, esse esquema disponibiliza poucas informações sobre o investimento, os riscos presentes nele. Ademais, são feitas promessas de ganhos exorbitantes e quase nenhum dado sobre a empresa.
Assim sendo, a pirâmide se estrutura da seguinte forma: o primeiro vendedor do produto se encontra no topo. Um pouco abaixo tem um grupo de vendedores e estes ficam responsáveis por convidar novos vendedores que vão ficar em um degrau inferior.
Dessa forma, os degraus mais baixos vão sustentando os mais altos. Portanto, para que uma pessoa possa entrar nesse negócio, ela precisa fazer um investimento em uma certa quantidade de produtos.
Logo, o valor que foi investido vai servir de pagamento para os vendedores que são responsáveis pelo recrutamento de outros. Desse modo, o dinheiro retorna ao topo, fazendo o caminho contrário.
No entanto, a pirâmide começa a se desmontar quando novos participantes não são inclusos no negócio. Nesse caso, não são criados novos níveis, o que acarreta em diminuição das receitas e, consequentemente, os vendedores anteriores não são pagos.
Por isso, entrar no esquema de pirâmide financeira pode gerar consequências como prejuízos financeiros, já que não há uma garantia de retorno do valor investido. Além disso, o investidor pode ser penalizado por crime contra a economia popular.
Diferença entre Pirâmide Financeira e Marketing Multinível
O esquema de pirâmide financeira é ilegal no Brasil, já o Marketing Multinível é legalizado. A diferença entre os dois métodos é que o segundo tem uma remuneração para recrutar novos membros.
Além disso, no marketing Multinível realmente há a existência de um produto a ser comercializado. Além da valorização do consumidor final da mercadoria.
Sendo assim, nesse caso, o vendedor recrutado para trabalhar nesse formato não ganha pelo fato de fazer novas indicações para que outros participem do negócio,
No entanto, essa pessoa ganha uma certa porcentagem de cada venda que este novo integrante realizar. Além disso, no marketing multinível, o vendedor também ganha comissões por suas próprias vendas.