O que é Planejamento Estratégico?

Entenda como a ferramenta é utilizada pelas empresas, que planejam a existência do órgão a longo prazo



A criação de um plano, por parte da administração de uma empresa, que busca se manter por um período extenso é denominado planejamento estratégico.

Dessa forma, o conceito  é estabelecido pelos gestores que fazem o uso de diferentes instrumentos, que visam planejar os processos que a organização irá passar. Além disso, a filosofia que o órgão prega também faz parte desse planejamento.

Geralmente, é no bem nos primórdios de abertura da empresa que o planejamento estratégico é elaborado. A partir dele, os planos que traçam as rotinas de funcionamento da companhia são estipulados.

Plano estratégico: o que é?

É  através do plano estratégico que a equipe da empresa vai conseguir manter um acompanhamento das estratégias criadas pelo órgão.

O plano é criado em conjunto com as metas e objetivos da organização. Além disso, é por meio dele que é realizado a divulgação das atividades que a empresa pretende realizar para que o que foi planejado seja atingido.

Planejamento estratégico: como fazer

Não há apenas uma fórmula exata para que as empresas possam elaborar seu planejamento estratégico. No entanto, a maioria delas seguem um padrão específico.

Veja abaixo:

  1. Preparar a equipe responsável pela administração e elaboração das estratégias;
  2. Definir a Missão, a Visão e os Valores  do negócio;
  3. Buscar as fraquezas e forças internas, por meio de uma avaliação do ambiente da empresa. Além de averiguar quais são as oportunidades e também as ameaças externas, através da análise SWOT;
  4. Definir quais são os objetivos e metas que a organização deseja alcançar a médio prazo;
  5. Registrar qual é o plano estratégico que deve ser implementado no dia a dia da empresa;
  6. Avaliar regularmente se os processos estão caminhando da forma como foi planejado.

Portanto, indo do geral para o específico, pode-se dizer que o planejamento estratégico se inicia questionando qual é o sentido de existência da empresa. Além de avaliar a situação em que ela se encontra.

Em seguida, o plano precisa definir os objetivos estratégicos e as formas de alcança-los. Portanto, a finalidade do planejamento estratégico é preparar o negócio para todas as possibilidades ao longo do processo, de acordo com a programação pré-estabelecida.

Planejamento estratégico: exemplos

Para que o planejamento estratégico seja elaborado é preciso que os pontos fortes e fracos da empresa sejam analisados. O órgão precisa ser analisado a partir do estado atual em que se encontra.

Assim sendo, é possível planejar quais são as alterações que devem ser feitas para que as metas da empresa sejam atingidas. Desse modo, o planejamento estratégico vai definir quais são esses objetivos durante a existência da organização.

Portanto, depois de analisar como está a situação da empresa, dá para tirar algumas conclusões, através da análise SWOT. Assim, ela vai chegar a alguns resultados, tais como:

  • Forças: (Grupo comprometido e uma boa visibilidade no mercado.);
  • Fraquezas: (Recursos ilimitado);
  • Ameaças: (Produtos substitutos.);
  • Oportunidades: (Novos jeitos de fazer marketing.).

A partir desses pontos é possível estabelecer objetivos tendo como alicerce a análise ambiental. Por exemplo, “Em 10 anos tornar a visibilidade da empresa ainda maior”.

Dessa forma, a equipes vai começar o planejamento das estratégias  para que as metas possam ser atingidas, depois que os objetivos já foram devidamente estipulados.

Quando o planejamento estratégico é concluído, o plano de ação deve ser desenvolvido. Assim sendo, as próximas etapas são organizadas e demonstradas à equipes do órgão, de maneira descomplicada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário