scorecardresearch ghost pixel



Ponto de equilíbrio financeiro

Saiba qual é a função desse índice percentual essencial no auxílio a empresários no momento de estipular metas para a empresa



O que é ponto de equilíbrio financeiro? A porcentagem que assinala, dentro de uma empresa, o ponto em que as vendas criam receitas iguais as despesas e custos de uma operação é definida como ponto de equilíbrio financeiro.

Dessa forma, é a partir desse ponto que é medido se o órgão está tendo lucro ou prejuízo. Quando o índice percentual está abaixo, que dizer prejuízo. Já quando está do ponto em diante, significa que a companhia teve lucro.

Portanto, o ponto de equilíbrio financeiro tem a função de apontar como a empresa poderá ter rendimentos positivos.  Isso é possível pegando de base o faturamento que ela precisa para que seus gastos sejam supridos.

Para que o gestor da organização possa ter o controle do faturamento do menor valor para cobrir as despesas fixas e variáveis, seja mensal ou anualmente, há um cálculo do ponto de equilíbrio.

Assim sendo, quanto menor for o ponto de equilíbrio, maior se torna a segurança do processo. Por isso, para que consiga auxiliar na previsão de viabilidade e sustentabilidade de uma negociação, esse ponto deve ser considerado já na fase de planejamento do negócio.

Ponto de Equilíbrio Financeiro: Fórmula

Para que o ponto de equilíbrio possa ser calculado existe a seguinte fórmula:

Fórmula do ponto de equilíbrio financeiro

É necessário, para que o cálculo seja realizado, levar em consideração os custos fixos da empresa que acabam por gerar saídas de dinheiro do órgão.

Além disso, as receitas conseguidas com as vendas e que acabam rendendo, também  compõem os dados para se calcular o ponto de equilíbrio. Outros aspectos que são levados em consideração são os custos e despesas variáveis da companhia.

Alguns exemplos são os custos com a compra de produtos que foram adquiridos para revenda. No caso das indústrias, destacam-se os custos com matérias-primas e também as despesas de suas vendas.

No entanto, há alguns gastos que não precisam entrar no cálculo. Um deles são os gastos por depreciação por ativos, por exemplo. Eles fazem parte de despesas que não movimentam o caixa da organização.

Assim sendo, a margem de contribuição, ou o lucro bruto, é alcançada a partir da subtração das receitas dos custos e despesas variáveis.

A partir do  momento que o ponto de equilíbrio é definido é possível prever o número certo de produtos que precisam ser vendidos para custos sejam zerados.  Esse fator fará com que organização passe a gerar lucro.

Portanto, o ponto de equilíbrio dentro de uma organização ajuda o gestor a compreender as atividades da empresa. Além disso, o auxilia na construção de novas metas de vendas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário