O que faz o assistente de gestão de políticas públicas?

Quais são as principais atribuições do cargo, a escolaridade exigida para investidura, espaço no mercado de trabalho e qual o salário esperado.



Concursos públicos e processos seletivos oferece, sempre, vasta gama de carreiras entre as opções com vagas disponibilizadas. Entre elas, está um cargo que vem despontando na oferta de oportunidades: a do assistente de gestão de políticas públicas.

Mas, afinal, o que faz o assistente de gestão de políticas públicas? Quais são as principais atribuições do cargo e o perfil esperado por este profissional? E, caso ingresse, qual o salário esperado? Veja os principais detalhes pertinentes ao cargo a partir de agora.

Atribuições do assistente de gestão de políticas públicas

O assistente de gestão de políticas públicas é um profissional lotado na área administrativa de determinados órgãos. De modo geral, atua em processos de arquivamento e documentação, além de prestar suporte administrativo nas ações de planejamento e desenvolvimento urbano.

Na sua rotina de trabalho, estão atividades que variam conforme o órgão e departamento no qual está lotado. Sendo assim, podem ter diferentes tarefas se lotado em áreas de Gestão Urbana, Políticas Públicas ou Atendimento.

Caso o profissional trabalhe no suporte à gestão urbana, realizará atividades como elaboração ou atualização de cadastros e plantas a partir de vistorias e levantamentos cadastrais de ruas imóveis (privados ou públicos).

Se seu trabalho for executado na parte de atendimento, está entre suas funções o atendimento ao público no que concerne a orientações e encaminhamentos. Por fim, se lotado na área de Políticas Públicas, deve executar atividades de suporte ligadas aos projetos, políticas e programas públicos.

Perfil esperado

O profissional deve prestar suporte profissional em atividades de gestão e planejamento de políticas públicas desenvolvidos pela instituição onde trabalha. Por isso, deve manter-se atualizado sobre diferentes áreas, tais como segurança urbana, regulação, legislação, RH, finanças, abastecimento e suprimentos.

Onde trabalha o assistente de gestão de políticas públicas?

As atividades desenvolvidas por este profissional, como o próprio nome já diz, estão ligadas ao desenvolvimento de políticas públicas. Por isso, o interessado na carreira pode encontrar espaço em instituições ligadas à Administração Municipal e nas próprias prefeituras.

Grau de escolaridade exigido

O ingresso no cargo de assistente de gestão de políticas públicas exige nível médio completo de escolaridade. No entanto, formação superior em Administração de Empresas vem sendo, cada vez, mais requisitada.

Quanta ganha o assistente de gestão de políticas públicas?

A média salarial do assistente de gestão de políticas públicas é de R$ 1.502,00, considerando editais que ofertam vagas para a área. Porém, à medida em que há progressão de carreira, pode perceber vencimentos de R$ 2.319,00.




Voltar ao topo

Deixe um comentário