A estrutura funcional de uma empresa é constituída por carreiras diversas, todas dotadas de suas próprias funções. Uma delas é o auxiliar operacional, profissional presente em instituições públicas e privadas.
O cargo está incluído em boa parte dos editais de processos seletivos e concursos públicos. Mas, afinal, o que faz um auxiliar operacional? Quanta ganha o auxiliar operacional? Confira, a seguir, mais detalhes sobre esta carreira.
Atribuições do auxiliar operacional
A rotina de trabalho do auxiliar operacional inclui atividades diversas, ou seja, multifuncionais. O papel principal deste profissional é apoiar na execução de trabalhos manuais, tanto internos quanto externos.
Sendo assim, as funções do auxiliar operacional dependerão do órgão e área onde for lotado. Por isso, o auxiliar operacional pode atuar executar atividades, como:
- separação de mercadorias
- atendimento ao público
- controle de estoque
- ajudante de carga e descarga
- movimentação e armazenagem de materiais
- emissão de notas fiscais
- conferência de encomendas
- expedição de materiais
- limpeza
- organização e conservação de produtos
- preparo, confecção e distribuição de materiais, componentes e equipamentos
- reparos e manutenção de máquinas e equipamentos
Área de atuação
O auxiliar operacional pode atuar em instituições públicas e privadas dentro das quais serão lotados em diferentes segmentos. Porém, as áreas nas quais mais encontra espaço são cosméticos, seguros, previdência privada, turismo/hotelaria e telecomunicações.
Perfil esperado
Diante da gama variada de funções, espera-se que o auxiliar operacional seja um profissional dinâmico e prestativo, além de ter certa disposição física para o desempenho das atividades.
Grau de escolaridade
O cargo de auxiliar operacional não costuma demandar formação ou habilidade específica. Por isso, a maioria das seleções requer formação de nível fundamental.
Quanto ganha o auxiliar operacional?
A média salarial do auxiliar operacional é de R$ 1.149,00.