O agrônomo, ou engenheiro agronômico, é o profissional responsável por realizar melhorias nas atividades agropecuárias, promovendo a qualidade e aumento da produtividade de plantações, rebanhos e produtos agroindustriais. Ou seja, é ele quem planeja, coordena e executa ações em todas as etapas de um agronegócio.
Caso ele atue em uma plantação, ficará encarregado do preparo do solo, cultivo, colheita, armazenamento e distribuição dos produtos. Já o agrônomo que trabalha com rebanhos deve cuidar da alimentação, saúde e bem-estar, vacinação, reprodução e abate dos animais. Outras atribuições dos profissionais de agronomia são:
- planejamento de construções e instalações rurais;
- gerenciamento de equipes de trabalho;
- administração agroindustrial;
- melhoramento animal e vegetal;
- projetos de irrigação e drenagem agrícolas;
- utilização do solo e métodos de adubação;
- conservação e recuperação do solo;
- controle de pragas;
- gestão dos processos de industrialização, armazenamento e comercialização de produtos de origem animal ou vegetal;
- controle de qualidade de produtos agropecuários;
- pesquisa de mercado;
- economia rural;
- segurança alimentar (produção de alimentos sem agrotóxicos e com mais nutrientes);
- preservação ambiental;
- produção sustentável;
- defesa sanitária;
- inovação e tecnologia nas atividades agropecuárias.
Os interessados em seguir esta carreira devem gostar de estar em contato com o campo, ter habilidade com cálculos matemáticos, saber interpretar dados e estatísticas e ter um bom raciocínio espacial. Também é necessário saber se adaptar a diversas situações, resolver problemas e trabalhar em equipe.
Formação
Para se tornar um agrônomo, é necessário cursar a graduação em Agronomia / Engenharia Agronômica, que tem duração média de cinco anos. A grade curricular do curso inclui disciplinas teóricas e práticas, como:
- Matemática
- Química Geral e Analítica
- Biologia Celular
- Informática Aplicada
- Estatística
- Morfologia Vegetal
- Sistemática Vegetal
- Genética e Melhoramento
- Topografia e Cartografia
- Ciências do Solo e Agricultura
- Sistemas Agrários
- Máquinas, Mecanização Agrícola e Logística
- Economia e Administração Rural
- Política e Desenvolvimento Rural
Depois de formado, o agrônomo deve obter o registro profissional para atuação junto ao Conselho de Engenharia e Agronomia (CREA) de sua região.
Atuação
O Brasil é uma das referências mundiais no setor agropecuário, portanto, o engenheiro agrônomo pode encontrar diversas oportunidades no mercado de trabalho. Ele poderá atuar em empresas públicas e privadas, fazendas, indústrias de produtos agropecuários, pesquisa, escritórios de gestão e assessoria rural, e cooperativas agrícolas.
Quanto ganha um agrônomo?
De acordo com o site de empregos Catho, a média salarial de um agrônomo no Brasil é de R$ 4.959,58, sendo que os ganhos podem chegar a R$ 10.000 de acordo com o porte da empresa, qualificação e tempo de experiência do profissional.