scorecardresearch ghost pixel



O que faz um ajudante geral?

Saiba quais são as principais atribuições de um ajudante geral, o espaço encontrado no mercado de trabalho, grau de escolaridade exigido e o salário esperado.



Salas limpas, grama aparada, estoque organizado e sem a falta de materiais. É bom encontrar seu ambiente de trabalho organizado assim, não é verdade? Além de cada um fazer sua própria parte, claro, a figura de um profissional é imprescindível para que isso seja possível: a do ajudante geral.

Presente em grande parte das vagas abertas por empresas privadas e processos seletivos para órgãos públicos, o cargo de ajudante geral é fundamental em qualquer organização. Sua área de atuação é extensa e podemos encontrá-lo desde fábricas até cozinhas. Mas, o que faz o ajudante geral? Saiba mais informações sobre o cargo a seguir.

Atribuições do cargo de ajudante geral

A participação de um ajudante geral na empresa ou órgão público é de extrema importância e as áreas de atuação na organização são variadas. Sua rotina de trabalho é intensa e ele está presente em diversas atividades.

O ajudante geral é o profissional diretamente envolvido no planejamento, programação e controle da produção. O cargo é o responsável pelo monitoramento de estoque, além de acompanhar as ordens de fabricação.

Também deve realizar a carga e descarga de mercadorias, bem como cuidar dos serviços de manutenção de limpeza. No seu dia-a-dia, lidará com o auxílio de tarefas pesadas, pintura de muros e edificações públicas. Entre várias de suas funções, estão:

  • Organização de estoque e almoxarifado;
  • Conferência de mercadorias;
  • Preparação dos locais de trabalho;
  • Pequenos reparos;
  • Receber e enviar produtos e materiais;
  • Controle de notas fiscais;
  • Elaboração de inventários;

Perfil esperado

Como pode ser visto, o ajudante geral atua em diversas áreas dentro da empresa, muitas vezes envolvido em tarefas pesadas. Por isso, é essencial que este profissional seja responsável, dinâmico, proativo, atencioso, ágil, além de ter força de vontade e habilidades de comunicação.

O que faz um ajudante geral?

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o ajudante geral é vasto, a partir do momento em que seus afazeres são essenciais para qualquer organização. Por isso, o profissional pode atuar em câmaras municipais, prefeituras, escolas, além de ambientes externos.

Nesse ponto, encontra possibilidades na manutenção de ruas, praças, serviços de jardinagem, plantio de sementes e mudas, poda de árvores, limpeza de terrenos baldios, cemitérios, além do auxílio em obras públicas.

Grau de escolaridade exigido

O profissional que deseja ingressar no cargo de ajudante geral deve ter, pelo menos, o ensino fundamental concluído. Alguns órgãos e empresas requerem, no mínimo, alfabetização.

Quanto ganha o ajudante geral?

A média salarial do ajudante geral é de R$ 954,00 a R$ 1.104,00, dependendo de sua área de lotação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário