O profissional trabalha na área de tecnologia e informação, mas, já parou para pensar o que faz um analista de sistemas?
O analista de sistemas é especialista no desenvolvimento de sistemas informatizados voltados para atender às demandas da empresa, ou clientes, com quem trabalha.
Em outras palavras, o profissional soluciona problemas da empresa ou clientes através de sistemas de informação e tecnologia.
Atuação e mercado de trabalho
Existem quatro áreas de destaque na atuação deste profissional. São elas: desenvolvimento de software, administração de banco de dados, administração de redes e o suporte.
O software é um programa computacional. Trabalhamos com vários durante nossa vida, como por exemplo, editores de texto, aplicativos nos nossos celulares e vários outros.
Cada software porta uma subsequência de instruções para realizar as tarefas que foram destinadas na sua criação. Sendo assim, analista de sistema produz e desenvolve programas para realizar funções específicas da empresa.
Para fazer isso, ele precisa colher dados sobre as necessidades da empresa, entender seu público-alvo e o produto oferecido. Logo após, ele estuda os dados colhidos e cria métodos para solucionar o problema, além de determinar as atividades do programa.
Terminada a etapa de desenvolvimento, o analista passa a construir o projeto. É nessa etapa que ele escolhe a arquitetura do programa, interface, linguagem e vários outros itens.
Depois disso, o analista começa a codificação do programa, para depois, finalmente, começar os testes.
Outra área para o profissional é a administração de banco de dados. Nela, após realizar os procedimentos acima, o analista atua administrando o banco de dados do software, gerenciando as informações e acompanhando o uso.
Já na área de administração de redes, o analista atua na administração da rede de todos os computadores de uma empresa. Sendo assim, ele configura, atualiza e realiza a manutenção dos softwares da empresa.
Por fim, o analista também pode trabalhar na área de suporte. Nela, ele trabalha com os usuários dos softwares, realizando atualizações, escrevendo manuais e treinamentos para usuários.
O analista de sistemas pode trabalhar em empresas de diferentes seguimentos. E o mercado de trabalho é promissor, já que o uso de softwares por empresas só aumenta, se tornando uma necessidade para muitas.
Como ser um analista de sistemas?
Atualmente, a profissão de analista de sistemas não é regulamentada, e a formação especifica não é obrigatória. Entretanto, aqueles candidatos que possuem curso técnico ou superior têm mais chances no mercado de trabalho.
Existem vários cursos técnicos para a área, como Programação de Jogos Digitais, Informática e Programação para a Internet. Além disso, também existem opções de formação superior, como os cursos de Sistemas de Informação, Ciências da Computação e outros.
Estes cursos podem sem encontrados em instituições públicas e particulares, em todo Brasil.
Quanto ganha um analista de sistemas?
O salário de um analista depende bastante da sua área de atuação, assim como cidade, empresa e experiência. Porém, a média nacional para esse profissional é de R$ 3.922,02.