O Analista Financeiro é o profissional que cuida da gestão, do planejamento e da análise de recursos financeiros em empresas, garantindo que estejam sempre em dia.
Esse profissional exerce diversas funções relacionadas a pagamentos e recebimentos de uma organização. Em seu dia a dia no trabalho, ele realiza atividades como:
- processamento de contas a pagar e a receber
- análise e controle de custos, gastos e despesas
- organizar pagamentos de impostos
- faturamento de clientes
- pagamentos a fornecedores
- análise das operações financeiras da empresa
- coleta de dados de faturamento
- análise do fluxo de caixa
- simulações e projeções estratégicas de faturamento
- identificar e resolver problemas econômico-financeiros
- sugerir medidas para melhorar o desempenho financeiro da empresa
- estudo de investimentos e financiamentos
- negociação de prazos
- estudar a viabilidade econômica de produtos, bem como sua adaptação no mercado e distribuição de vendas
- negociação de contratos de serviços
- fazer cobranças
- emissão de notas fiscais
- elaborar relatórios financeiros
Um Analista Financeiro também deve saber lidar com situações de risco, de forma a prevenir crises econômicas na empresa onde trabalha.
Esse profissional poderá atuar em empresas de qualquer ramo ou porte, assumindo o papel de conselheiro ou planejador financeiro. Ele também pode auxiliar pessoas que pretendem abrir o próprio negócio, ou que desejam apenas controlar seus gastos pessoais.
De acordo com estimativa do site Vagas, a média salarial de um analista financeiro no Brasil é de R$ 3.025,00. Esse valor pode variar de acordo com a qualificação e experiência do profissional, a região e o porte da empresa em que ele atua.
Perfil e Formação
Alguém que pretende ser um Analista Financeiro deve, obviamente, gostar de lidar com números, pois é ele quem vai cuidar de toda a rotina financeira de uma empresa. Também é necessário que saiba trabalhar com planilhas, e que tenha noções de gestão estratégica. Conhecimentos em outro idioma são desejáveis.
Quanto ao perfil, este profissional deverá ser proativo, analítico, responsável, organizado, ser atento a detalhes, saber planejar, executar prazos, atuar em equipe e ter uma boa comunicação e relacionamento interpessoal.
Para se tornar um analista financeiro, é necessário possuir ensino superior em cursos como Administração, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia, Finanças, Gestão, ou áreas correlatas.
Durante a graduação, o estudante cursa disciplinas que envolvem economia, finanças corporativas, métodos de análise do mercado, planejamento financeiro estratégico e empreendedorismo.
Para complementar sua formação, o profissional pode fazer cursos de qualificação e especialização, MBA ou pós-graduação na área financeira.