O auxiliar administrativo é um dos cargos mais presentes em ofertas de emprego, processos seletivos e concursos públicos. Como o próprio nome já diz, o auxiliar administrativo atua no auxílio ao administrador nas atividades rotineiras da organização.
Mas, você sabe quais são as funções do auxiliar administrativo? Qual o salário esperado? E o grau de escolaridade exigido? Confira mais detalhes sobre o cargo de auxiliar administrativo a partir de agora.
Atribuições do auxiliar administrativo
No geral, o auxiliar administrativo está inserido na organização de atividades financeiras, administrativas e logísticas. Também organiza arquivos e apoia o departamento financeiro em atividades de recebimento de contas e correspondências.
Por isso, podemos definir como atribuições do auxiliar administrativo as seguintes:
- recebimento e remessas de documentos e correspondências
- auxílio ao departamento financeiro/administração no controle de recebimentos e contas a pagar
- suporte nas áreas de RH e organização de arquivos
- preenchimento de formulários e planilhas
- recepção e encaminhamento de clientes internos e externos, bem como fornecedores
- organização de agendas
- elaboração e redação de documentos
- participação em reuniões e eventos
Área de atuação
O mercado de trabalho para o auxiliar administrativo é bem vasto, a partir do momento em que suas atividades são exigidas em qualquer tipo de empresa ou órgão público. Por isso, pode haver oportunidades em prefeituras, bancos, secretarias, órgãos públicos e privados.
Dentro de cada organização, pode atuar em departamentos variados, como logísticas, DP, compras, marketing e financeiro.
Perfil esperado do auxiliar administrativo
As funções exercidas pelo auxiliar administrativo são muitas e, por isso, espera-se que o profissional saiba trabalhar sob pressão. Ademais, é necessário que seja dinâmico, tenha habilidade no trabalho em equipe e atendimento ao público.
Qual o grau de escolaridade do auxiliar administrativo?
Normalmente, as oportunidades abertas para auxiliar administrativo exigem que o candidato tenha concluído, pelo menos, o ensino médio.
O que fazer para se tornar um auxiliar administrativo?
Analisando a quantidade de atividades que podem ser exercidas pelo auxiliar administrativo, percebe-se que o profissional não deve parar, apenas, na conclusão do ensino médio. Por isso, recomenda-se especializações e cursos extras, tais como:
- informática avançada
- idiomas
- aperfeiçoamento da Língua Portuguesa
- cursos técnicos ou superior na área de atuação
Na questão de cursos técnicos ou superior, alguns são bastante recomendados para a função, tais como gestão Financeira e RH, Processos Gerenciais, Logística, Secretariado e Administração.
Quanto ganha um auxiliar administrativo?
Assim como em outras profissões, a remuneração inicial prevista para o auxiliar administrativo varia conforme a área de atuação e lotação.Mas, a remuneração média esperada é de R$ 1.500,00.