Diplomatas. O nome carrega certa elegância, e sem sombras de dúvidas, muita responsabilidade.
São os diplomatas os profissionais responsáveis por representar o país, no nosso caso, o Brasil, internacionalmente.
Ou seja, são eles que trabalham em outras federações como representantes brasileiros.
Funções
Este trabalho abrange várias áreas, como econômica, cultural, administrativa, política, dentre outras.
De modo geral, o profissional trabalha pelos interesses brasileiros, em diversas áreas. Não apenas em política, ou econômica, como pode se pensar.
Como mencionado acima, muitas vezes este trabalho pode ser cultural. Sendo assim, um diplomata brasileiro em Londres, por exemplo, pode estar trabalhando na divulgação da cultura brasileira, como também na área do meio ambiente.
O profissional tem trabalho diverso. Portanto, também é a rotina profissional de diplomatas.
Tendo rotina tão variada, os profissionais devem sempre estar disponíveis quando solicitados.
Talvez, um trabalho recente de diplomacia foram os casos dos brasileiros presos, e executados na Indonésia.
Na ocasião, em 2015, tanto o Ministério das Relações Exteriores, como a então presidente, Dilma Rousseff, tentaram impedir a morte dos brasileiros presos por tráfico, porém o presidente do país negou o pedido.
O acontecido gerou um desacordo entre os dois países. Portanto, também é de função de diplomatas solucionar conflitos entre países.
Quem pode ser um diplomata?
Embora muitos acreditem que seja necessário o curso de Relações Internacionais para ser um diplomata, esta afirmativa está incorreta. Na verdade, qualquer pessoa com formação superior pode se tornar um diplomata.
Como dito acima, a função é diversa, sendo assim, o requisito para ser um também é. Podemos encontrar diplomatas que são médicos, jornalistas, engenheiros, economistas, e várias outras profissões.
Entretanto, para conseguir o cargo de diplomata, o candidato precisa antes passar por um rigoroso concurso. Estamos falando do concurso do Instituto Rio Branco. Aprovado, ele começa a trabalhar no Ministério de Relações Exteriores, mais conhecido como Itamaraty.
Assim que aprovado no concurso, o diplomata passa por um curso de formação do Instituto Rio Branco.
As nomeações são por hierarquia. Sendo assim, temos, em ordem de entrada, para o maior nível, os cargos de:
- Terceiro Secretário;
- Segundo Secretário;
- Primeiro Secretário;
- Conselheiro;
- Ministro de Segunda Classe;
- Ministro de Primeira Classe;
Portanto, aqueles que atingem o maior nível, o de Ministro de Primeira Classe, costumam ser nomeados como Embaixadores, que são os representantes do presidente junto aos países.
Um outro cargo também nomeado, é o de Cônsul-Geral, que acompanha os brasileiros em outros países, assim como cuida com viagens de estrangeiros para o Brasil.
As nomeações são feitas pelo Presidente da República.
Quanto ganha um diplomata?
A remuneração depende do nível hierárquico descrito acima.
Porém, podemos analisar o vencimento ofertado pelo último concurso para o cargo de Terceiro Secretário, para termos uma ideia da remuneração dos profissionais. Assim sendo, a remuneração para o cargo, no último certame era de R$ 18.059,83.
É importante lembrar que os concursos são realizados anualmente, e as informações são do certame referente a 2018.
Além disto, como muitos se encontram fora do Brasil, é de se esperar que além do salário, recebem benefícios como auxílio alimentação e moradia.