O escrivão da Polícia Federal é o responsável pela formalização de processos, documentação das peças e pelo acompanhamento de todo o trâmite do inquérito policial. Ou seja, tudo que acontece durante um inquérito deve ser registrado por este profissional.
Um escrivão da PF também verifica a veracidade de documentos, sua relação com o processo e a gestão da informação, por meio de informações de Big Data e Business Intelligence. Além disso, ele guarda os objetos que constituem as provas do inquérito.
Existem dois tipos de carreira na PF: a policial e a administrativa. O cargo de escrivão se enquadra dentro da carreira policial, embora anteriormente suas atividades fossem mais voltadas para a área administrativa. Os interessados em ocupar esse cargo devem possuir os seguintes requisitos:
- Ser brasileiro e maior de 18 anos;
- Possuir RG e Carteira de Motorista categoria B;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Apresentar certificado de dispensa ou reservista (para
- candidatos do sexo masculino);
- Ser aprovado no concurso público e na investigação funcional e/ou social;
- Aptidão física e mental para o exercício do cargo.
Como se tornar um escrivão da PF?
Para ser um escrivão da Polícia Federal, é necessário ser aprovado em concurso público. Para concorrer ao cargo, o candidato deve possuir graduação completa em qualquer área, desde que o curso tenha sido realizado em instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
A seleção inclui cinco etapas, a saber: prova objetiva e discursiva, exame de aptidão física, prova prática de digitação, avaliação médica e avaliação psicológica. Os candidatos que forem aprovados no concurso devem ainda passar pelo Curso de Formação Profissional na Academia Nacional de Polícia.
As provas abordam conteúdos das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Legislação Especial
- Estatística
- Raciocínio Lógico
- Informática
- Arquivologia
- Contabilidade Geral
Atribuições
Segundo o último edital de concurso público da PF, realizado em 2018, as atribuições de um escrivão da Polícia Federal são as seguintes:
- cumprir as formalidades processuais;
- redigir termos, autos e mandados, observando os prazos de levantamento, preparo e envio de documentos da investigação;
- atuar nos procedimentos policiais de investigação, acompanhando a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais;
- responsabilizar-se pelo valor das fianças recebidas e pelos objetos de apreensão;
- conduzir veículos da polícia;
- cumprir medidas de segurança orgânica;
- atuar nos procedimentos policiais de investigação;
- desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Quanto ganha um escrivão da PF?
Ainda de acordo com o edital do último concurso público da PF, o salário de escrivão é de R$ 11.983,26. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.