O gestor ambiental é o profissional responsável pela administração dos recursos naturais, de forma a reduzir o impacto ambiental gerado pela exploração humana e preservando a biodiversidade, ou seja, ele cuida da relação entre o homem e o meio ambiente. Ele pode atuar no campo, na cidade ou em áreas florestais degradadas.
Nas empresas, seu trabalho tem sido bastante procurado, já que muitas marcas estão visando o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, ele analisa os resultados das atividades dessas empresas sobre o solo, água, ar, fauna e flora, e propõe a utilização de técnicas menos agressivas ao meio ambiente.
Trata-se de uma profissão ainda relativamente nova, mas com um futuro promissor. Isso porque atualmente há uma maior preocupação com as consequências negativas que a ação humana vem causando no meio ambiente. Desta forma, existe uma demanda pela gestão ambiental para conciliar meio ambiente, economia e a sociedade, garantindo a utilização dos recursos naturais de forma responsável e gerando o menor impacto possível na natureza
Formação
O curso de Gestão Ambiental pode ser encontrado nas modalidades bacharelado e técnico. O curso de graduação possui mais disciplinas teóricas e forma profissionais aptos a atuar em qualquer área, com duração média de 4 anos. Já o curso tecnológico tem enfoque maior em disciplinas de gestão e na prática da profissão, e dura em média 2 anos.
A grade curricular do curso de Gestão Ambiental inclui disciplinas como:
- Física
- Química
- Biologia
- Geologia
- Meteorologia
- Ecologia
- Legislação Ambiental
- Educação Ambiental
- Certificação e Auditoria Ambiental
- Geoprocessamento
- Técnicas de Análise do Solo / Água / Ar
- Gestão de Recursos Energéticos
- Gestão de Recursos Naturais
- Análise de Riscos Ambientais Industriais
- Gestão de Resíduos Sólidos, Efluentes e Emissões
- Recuperação de Áreas Degradadas
- Responsabilidade Social e Meio Ambiente
- Sistema Integrado de Gestão
Áreas de atuação
O gestor ambiental tem um campo de atuação bem amplo, podendo exercer atividades como:
- Recuperação de áreas contaminadas ou desmatadas
- Elaboração e aplicação de projetos para o uso sustentável de recursos naturais em empresas
- Coordenação de programas de conscientização que visam preservar o meio ambiente
- Implantação de projetos de preservação ambiental e políticas públicas, administração de resíduos, programas de reciclagem, entre outros
- Emitir certificação para empresas que estejam de acordo com a legislação ambiental
- Treinamento de equipes de trabalho, visando práticas sustentáveis
- Elaboração de relatórios de impacto ambiental e desenvolvimento de estudos
- Supervisionar a extração de recursos naturais
- Elaborar estratégias para reduzir impactos da poluição e tratamento de resíduos
Desta forma, um gestor ambiental pode trabalhar em empresas públicas e privadas, consultorias ambientais, agroindústrias, Organizações Não Governamentais (ONGs), propriedades rurais, cooperativas e institutos de pesquisa. Ele também pode atuar de forma autônoma, oferecendo assessoria técnica para empresas e órgãos públicos.
Quanto ganha um gestor ambiental?
De acordo com o Guia de Profissões e Salários do site Catho, um gestor ambiental recebe em média R$ 3.584,58 por mês no Brasil. Esse valor pode variar dependendo do nível de experiência e qualificação do profissional.