O publicitário é o profissional responsável por promover um produto e divulgar uma ideia para o consumidor. É o publicitário que desenvolve campanhas e peças publicitárias para marcas e empresas.
O profissional da publicidade deve analisar os meios de comunicação mais adequados para a campanha, além de criar textos para a publicidade impressa e roteiros para produções audiovisuais, como propagandas televisivas e para internet.
Além disso, o publicitário avalia quais foram os impactos da propaganda sobre o consumidor e sobre os números de venda do produto abordado na campanha.
Formação
Para se tornar um publicitário, é necessário cursar o Bacharelado em Publicidade e Propaganda, que possui duração média de 4 anos. O curso faz parte da área de comunicação social, oferecendo conhecimentos amplos sobre a psicologia do consumidor e domínio na linguagem publicitária.
Durante a faculdade, o estudante cursará matérias relacionadas a diferentes áreas, como história, sociologia, fotografia e administração. Algumas das matérias cursadas durante o período universitário são:
- Comunicação Visual;
- Criação Publicitária;
- Direção de Arte;
- Fotografia Publicitária;
- Gestão Estratégica de Marketing;
- Linguagem Publicitária;
- Língua Portuguesa;
- Pesquisa de Mercado;
- Psicologia e Comportamento do Consumidor;
- Semiótica.
Assim, as universidades costumam abordar áreas criativas e algumas áreas específicas, como a comercial e a institucional. Também há grande abordagem para áreas estratégicas e administrativas.
O curso possui parte da grade horária com atividades práticas, de modo que o aluno saia da faculdade como atuar no mercado de trabalho e entregar resultados rapidamente.
Onde atuar
O publicitário pode atuar em diversas áreas, incluindo agências de publicidade, empresas prestadoras de serviços, empresas privadas, consultorias e setores públicos.
Nas agências de publicidade, o profissional de publicidade pode se dedicar a diferentes áreas, como:
- Atendimento;
- Diretor de Arte;
- Marketing;
- Mídia;
- Redator;
- Pesquisa;
- Planejamento;
- Produção.
Outra área que vêm se desenvolvendo com agilidade é o Marketing Digital, cada vez mais ativo entre os publicitários. A área utiliza plataformas online, juntamente com um conjunto de estratégias, para otimizar os resultados do cliente.
Mercado de Trabalho
Devido a massificação da internet e a evolução das redes sociais, as campanhas impressas e televisivas foram abaladas, porém não deixaram de existir e muito menos perderam sua importância.
Desse modo, o publicitário vem se especializando cada vez mais na área digital, além de continuar desempenhando seus conhecimentos em agências publicitárias, no setor de marketing de empresas privadas e na produção audiovisual.
As maiores agências estão nas grandes metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Essas regiões e outras capitais costumam possuir maior possibilidade de crescimento do profissional e também maiores salários.
De acordo com o site LoveMondays, o salário do publicitário pode variar entre R$ 2.352,00 e R$ 15.100,00, variando de acordo com a região do país e com o tempo de mercado.