O Técnico em Edificações é o profissional que atua na construção civil, exercendo diversas funções. Ele planeja, projeta, executa e administra obras, seguindo os procedimentos legais e considerando a preservação ambiental e o respeito às normas. Por isso, seu papel é essencial em uma obra, desde a fundação até o acabamento.
Um Técnico em Edificações pode atuar tanto no escritório quanto no canteiro de obras. Devido a suas atribuições específicas, esse profissional é também qualificado para assinar projetos elétricos, hidro-sanitários, de estruturas ou de gás, entre outros, mesmo sem um engenheiro.
Confira algumas das atividades realizadas na rotina de trabalho de um Técnico em Edificações:
- Representação gráfica de projetos;
- Elaboração de cronogramas e orçamentos;
- Planejamento dos materiais necessários na obra (quais materiais, em que quantidade, quando devem ser entregues, etc.);
- Receber e verificar os materiais;
- Aplicação de testes de qualidade nos materiais de construção;
- Definir a equipe de trabalho (quantos funcionários em cada função);
- Organização e orientação dos funcionários;
- Coordenar a equipe, visando uma maior produtividade para evitar atrasos na obra;
- Aplicar as normas técnicas de saúde, segurança, higiene e meio ambiente na obra;
- Executar levantamentos topográficos e demarcações de terrenos;
- Supervisionar as etapas de uma obra;
- Atuar na aprovação de projetos de construção em órgãos públicos.
Formação
Para se tornar um Técnico em Edificações, é necessário ser organizado, gostar de cálculos, saber fazer planejamentos e trabalhar bem em equipe. A formação deste profissional é obtida através do curso técnico em edificações, que dura em média dois anos.
A carga horária do curso é de 1200 horas. Elas são divididas entre aulas teóricas e práticas voltadas para a atuação específica da profissão. Na etapa final, o estudante realiza estágios supervisionados em escritórios de engenharia, arquitetura e projetos e construtoras.
A grade curricular do curso técnico em edificações contém disciplinas como Introdução à Construção Civil, Desenho Técnico e Arquitetônico, Informática Aplicada, Práticas de Construção Civil, Planejamento e execução de obras, Resistência dos Materiais de Construção, Topografia, Impactos Ambientais e Segurança do Trabalho.
Após a conclusão do curso, é necessário que o profissional faça seu registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de seu estado para exercer a profissão.
Mercado de trabalho
A empregabilidade no setor da construção civil é alta, exigindo cada vez mais profissionais qualificados. Dessa forma, por conhecer todo o processo de execução de uma obra, o Técnico em Edificações encontra inúmeras possibilidades no mercado de trabalho.
O Técnico em Edificações pode trabalhar em vários locais. Podemos citar como exemplos: construtoras, empresas de arquitetura e engenharia, fábricas de materiais de construção, empresas de reforma, canteiros de obras, fábricas de pré-moldados ou escritórios de projetos e de construção civil.
Segundo estimativa do site Love Mondays, um Técnico em Edificações recebe em média R$ 2,9 mil por mês.